Quem um dia não desejou descobrir a fórmula da juventude? A realidade é que ela ainda não foi inventada ou achada em um frasco mágico. Embora já existam inúmeros ativos que são capazes de suprir algumas necessidades da pele e ajudar a promover uma aparência mais jovem, não há uma solução única ou mágica que reverta completamente o processo de envelhecimento.
Mas, há descobertas fascinantes sobre como nosso corpo envelhece e por que algumas pessoas parecem envelhecer mais lentamente que outras e, além disso, que citam como esse conhecimento pode ajudar na buscar por um envelhecimento mais saudável. Uma dessas descobertas é o conceito dos Ageótipos.
O que são ageótipos?
De acordo com cientistas, existem diferentes padrões biológicos, os quais determinam o ritmo de envelhecimento de cada um. Esses padrões são chamados de ageótipos. Seriam eles uma resposta às diferentes formas de envelhecimento, por exemplo, o porquê algumas pessoas, mesmo tendo a mesma idade, apresentam diferentes sinais de envelhecimento.
O pesquisador pioneiro nesse tema é o biólogo norte-americano, Michael Snyder, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Em 2020, o cientista realizou uma pesquisa, com 43 homens e mulheres, de idades entre 34 a 68 anos. Ao longo de dois anos, ele e os demais pesquisadores avaliaram a biologia molecular dos participantes.
Para isso, utilizaram amostras de sangue e fezes, que demonstravam os níveis de alguns micróbios e moléculas biológicas, como proteínas, metabólitos e lipídios. A partir disso, eles conseguiram descobrir que existem caminhos biológicos que determinam quais partes do corpo envelhecem mais cedo ou mais tarde e também que esse caminho é diferente de pessoa para pessoa. São, portanto, os ageótipos ou os padrões de envelhecimento.
Os principais ageótipos descritos pelos pesquisadores da Universidade Stanford são:
- Metabólico: está relacionado à velocidade de envelhecimento do metabolismo frente às demais funções do corpo. Responsável por converter alimentos em energia e eliminar substâncias tóxicas, quando comprometido pode levar a problemas como obesidade, doenças cardíacas e diabetes.
- Imunológico: refere-se ao sistema imunológico, quando envelhece antecipadamente resulta em uma capacidade reduzida de combater germes invasores. Um sistema imunológico enfraquecido pode levar a inflamações elevadas e aumentar o risco de infecções e outras doenças.
- Hepático: relacionado ao fígado, que processa nutrientes e filtra toxinas. Um fígado comprometido pode resultar em doenças como cirrose devido à sua incapacidade de funcionar adequadamente.
- Nefrótico: refere-se ao envelhecimento da função renal, responsável pela filtragem e equilíbrio de líquidos no corpo. Se os rins envelhecem, eles podem não filtrar adequadamente líquidos prejudiciais, levando a desequilíbrios na pressão arterial e nos minerais essenciais.
Porém, ainda de acordo com Snyper, esses agéotipos são apenas o começo, pois existem muitos mais.
Importância de conhecer o seu agéotipo
Descobrir o seu Ageótipo pode oferecer insights valiosos sobre como você está envelhecendo e quais estratégias podem ajudar a desacelerar esse processo. Por exemplo, se você sabe que o seu agéotipo é o Imunológico, você pode focar em fortalecer seu sistema imunológico com suplementação e alimentação rica em antioxidantes, vitaminas e minerais.
Por outro lado, se o seu agéotipo é o Metabólico, é possível adotar uma abordagem específica voltada à sua alimentação, controlando os níveis de açúcar no sangue, como escolher alimentos de baixo índice glicêmico e praticar exercícios regularmente.
Conhecer o seu agéotipo permite, portanto, personalizar suas estratégias de saúde e estilo de vida de acordo com as necessidades específicas do seu corpo, ajudando assim a promover um envelhecimento mais saudável e sustentável ao longo do tempo.
A Proderma pode ser uma aliada nesse processo, oferecendo orientação especializada e uma variedade de suplementos e ativos que podem ser benéficos para otimizar sua saúde de acordo com o seu ageótipo específico.