fbpx
3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

Muito se fala sobre o Ômega-3 e a sua importância para a saúde. Isso porque essa substância garante o bom funcionamento do sistema imune, diminui o colesterol e triglicerídeos e aumenta a capacidade de aprendizagem e a memória.

Mas você sabia que ela também pode ajudar a combater a depressão? Sim! Um bom equilíbrio entre Ômega-6 e Ômega-3 pode regular processos fisiológicos importantes para a saúde mental, tais como inflamação, excitabilidade neuronal e sistema endocanabinóide.

Quer entender mais sobre esse tema? Separamos algumas informações que vão te ajudar. Confira!

Ômega-3 e a depressão

Existem inúmeros estudos que sugerem que os níveis de Ômega-3 podem prevenir e combater sintomas depressivos. Um deles é a pesquisa: Uso de terapêutica com ácidos graxos ômega-3 em pacientes com dor crônica e sintomas ansiosos e depressivos, publicada pela revista científica Dor, da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor.

Essas pesquisas são tão importantes que em 2019 a International Society for Nutritional Psychiatry Research publicou uma diretriz prática para o uso de Ômega-3 em casos de depressão.

Isso porque essa substância, além de garantir o bom funcionamento do organismo, também ajuda a controlar as emoções, o humor, diminuir sintomas depressivos e perturbações no sono, sintomas comuns nas pessoas diagnosticadas com depressão.

Como consumir?

Os níveis de Ômega-3 no organismo costumam ser baixos, por isso, é importante conhecer os alimentos que contêm essa substância, como: truta, mexilhões, sardinha, semente de linhaça, óleo de fígado de bacalhau, nozes, semente de chia, óleo de salmão, atum e peixe branco.

Atualmente, não há uma recomendação específica sobre seu consumo, mas a Organização Mundial da Saúde recomenda de 1 a 2 porções de peixe por semana.

A suplementação também pode ser um caminho para pessoas com baixos níveis da substância no organismo, comprovados por exames. Se você tem problemas com depressão e ansiedade, um exame que avalia os níveis de Ômega-3 pode ser revelador.

Outro ponto que vale ressaltar é que a suplementação excessiva da substância pode trazer riscos à saúde, causando imunossupressão e até mesmo problemas de coagulação. Por isso, procure um médico de sua confiança, converse abertamente sobre suas pesquisas, faça os exames e, se necessário, comece uma suplementação acompanhada por um profissional habilitado.

Em caso de necessidade de suplementação, entre em contato com a Proderma. Será um prazer atendê-lo(a)!

Leia também: Tudo sobre o ômega, a gordura do bem!

Quer acompanhar nossas novidades de perto? Não deixe de acompanhar a Proderma no Instagram e no Facebook.