fbpx
3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

No mês passado apresentamos um artigo explicando os diversos benefícios sobre o óleo de peixe e o ômega-3 para a sua saúde.

Você sabia que existem certificações para garantir a qualidade e pureza dos óleos de peixe? Acompanhe e descubra sobre o IFOS, a certificação que é referência mundial na qualidade de ômega-3.

 O que é?

 Lançado em 2004, o IFOS (Padrões Internacionais de Óleos de Peixe, em inglês) é a certificação mais antiga e conhecida da Nutrasource, uma organização canadense de pesquisa que ajuda empresas de produtos de saúde a lançá-los no mercado com confiança e segurança. IFOS atualmente é referência mundial no controle de qualidade do Ômega-3.

A quem se aplica?

 Produtos que contêm EPA e DHA e cumprem as normas de segurança para contaminantes ambientais definidos pelo Council for Responsible Nutrition (CRN)/The Global Organization for EPA and DHA Omega-3 (Goed) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), são elegíveis para inclusão no programa.

O que avalia?

O Programa IFOS testa os seguintes compostos do óleo de peixe:

– Dioxinas, furanos e PCB;

– Ácidos graxos essenciais e oxidação (peróxido, anisidina, oxidação total);

– Metais pesados como Mercúrio, Cádmio, Chumbo, Arsênico;

– Índice de acidez.

Os óleos de peixe certificados pelo IFOS são testados analiticamente, de acordo com os padrões para:

  • Conteúdo do ingrediente ativo: O produto contém a quantidade e os tipos específicos de Ômega-3 que o rótulo indica que deveria?
  • Contaminantes: O produto contém níveis inseguros de produtos químicos prejudiciais?
  • Estabilidade: O produto é o mais fresco possível ou está oxidado?

 

Por que essa certificação é interessante?

Os óleos de peixe, dependendo de fatores ambientais, alimentação e até localização geográfica, podem conter metais pesados e outras substâncias nocivas à nossa saúde; estas, quando ingeridas frequentemente, podem comprometer o nosso organismo, causando problemas respiratórios, cardiovasculares, reprodutivos e até o sistema nervoso.

É claro que isso não significa que, ao consumir um óleo de peixe sem a certificação, você estará necessariamente ingerindo essas substâncias. Existem diversos óleos de peixe no mercado de ótima procedência mas que não contam com a certificação. O mais importante é que você obtenha seu suplemento de ômega-3 de farmácias confiáveis, que por sua vez obtêm suas matérias-primas de fornecedores idôneos.

O teste analítico (como o exigido para a obtenção do selo IFOS), portanto, é a única maneira realmente segura de garantir que os óleos de peixe atendam a limites seguros dessas substâncias, garantindo que o consumidor final possa consumi-los em segurança.

Vale destacar: os critérios de aprovação e certificação do óleo de peixe estão diretamente relacionados à alta concentração de EPA e DHA por cápsula, conforme as normas de segurança para contaminantes ambientais e avaliação dos níveis de oxidação do componente. Quanto mais concentrado em EPA e DHA for o óleo de peixe, menos cápsulas serão necessárias por dia, o que facilita o tratamento.

Aqui na Proderma você encontra, dentre diversas outras opções de óleo de peixe, o Bio Ômega 3, que contém o selo IFOS, assegurando que você está consumindo um produto de alta qualidade, de excelente procedência e desenvolvido de acordo com as exigências da legislação e dos órgãos regulamentadores.

Entre em contato e saiba mais!