Certamente você já viu o nome do Pycnogenol® (ou picnogenol) por aí. Mas está curioso para saber para o que ele funciona? Nós explicamos para você. Esse potente antioxidante é utilizado como um suplemento para o tratamento e prevenção de uma série de condições relacionadas à saúde. Estudos indicam, por exemplo, que com 60 dias de suplementação com essa substância é possível reduzir o estresse oxidativo, principalmente quando um componente inflamatório está presente.

De onde vem o Pycnogenol?

Composto por 40 diferentes substâncias presentes na casca do pinheiro marítimo, o Pycnogenol foi descoberto nos anos 1950 pelo francês Jacques Masquelier. O estudioso observou relatos de viagem do explorador Jacques Cartier, realizada em 1534, ao Canadá. Em seu diário, o explorador conta que, para diminuir a fadiga e escorbuto da tripulação, utilizaram um chá feito da casca do pinheiro-marítimo – árvore encontrada no sudoeste da França. Então, Mesquelier pesquisou por anos essa substância e chegou ao picnogenol.

Desde então, esse antioxidante tem sido usado na prevenção de doenças cardiovasculares e como complemento em tratamentos dermatológicos, como na redução de melasmas ou outros distúrbios de pigmentação, uma vez que tem efeitos comparáveis aos das Vitaminas C e E. Conheça alguns outros benefícios do Pycnogenol:

1. Saúde da Pele: como falamos, por ter ação antioxidante, o picnogenol ajuda a combater os danos na pele que surgem com o envelhecimento, como rugas, marcas de expressão, redução da elasticidade e afinamento da pele.
  2. Auxilia no combate às inflamações: lembra que falamos da ação anti-inflamatória do pignogenol? Isso se deve, principalmente, à sua ação antioxidante.
  3. Contribui para a boa circulação: por dilatar os vasos sanguíneos, o picnogenol ajuda na circulação em todo o corpo o que, por sua vez, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, desempenho sexual e melhora nos treinos – devido ao auxílio na recuperação muscular e prevenção de câimbras.
  4. É benéfico para pessoas com diabetes: pois ajuda a controlar a glicemia – melhora o funcionamento da insulina. Além disso, estimula a quebra de gordura, o que pode ajudar quem quer perder peso.

Como toda suplementação, o ideal é que o tratamento seja feito com o acompanhamento médico. Mesmo que seja uma substância segura, o picnogenol deve ser evitado por algumas pessoas, como gestantes ou lactantes, pessoas com problemas de coagulação, cardíacos ou hepáticos.

Quer acompanhar mais novidades sobre a Proderma? Acesse nossas páginas no Instagram e no Facebook!