fbpx
3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

As opções no mercado hoje são inúmeras, e o consumidor por vezes fica perdido nas nomenclaturas dadas aos produtos cosméticos, mas vamos te ensinar a diferença entre cosméticos orgânicos, veganos, cruelty-free e naturais de uma vez por todas!
Cosméticos Orgânicos
Os cosméticos orgânicos são produzidos com base na sustentabilidade, e sua matéria-prima é proveniente de uma agricultura sem uso de pesticidas ou organismos geneticamente modificados. Estes produtos não podem conter substâncias químicas sintéticas – que sejam desenvolvidas em laboratórios, por exemplo. As certificadoras, que atuam internacionalmente nessa área, já desenvolveram processos rígidos de fiscalização e de rastreabilidade dos insumos utilizados na fabricação de produtos orgânicos.
Cosméticos Naturais
O processo pode parecer similar ao dos cosméticos orgânicos, mas os naturais têm algumas particularidade exigidas pelas certificadora: o conceito abrange a água, minerais e ingredientes de origem mineral, como agroingredientes fisicamente e quimicamente processados. Um ingrediente classificado como ‘natural’ pode ser utilizado desde que sejam respeitados os processos químicos e físicos autorizados.
Além dos ingredientes permitidos, as embalagens também estão entre os requisitos para a certificação e as empresas somente poderão usar as que podem ser recicladas. É um conceito que visa a preservação do meio ambiente e promove a circulação de produtos e serviços, para que não haja desperdício e nada seja jogado fora. Para se adequar, as empresas têm procurado inovações em biotecnologia para ingredientes e embalagens.
Também não são permitidos nanomateriais, como fragrâncias e corantes sintéticos, e testes em animais – estes somente são liberados caso não gerem dor e sofrimento ao animal para sua extração, como mel e leite. Caso a indústria deseje certificar os cosméticos orgânicos também como naturais, eles precisam ter 20% de ingredientes orgânicos na composição.
Cosméticos Veganos
Os cosméticos veganos tem como base não utilizar nenhum composto que tenha origem animal em sua produção, nada com carnes, leite e seus derivados, ovo, mel, cera de abelha, nada. Nada que tenha origem animal.

E os cosméticos veganos não são necessariamente orgânicos e naturais. Eles podem ter compostos sintéticos e industrializados.
Cosméticos Cruelty free

Alguns consumidores acreditam que um cosmético vegano é o mesmo que natural, mas eles são diferentes. Ele é, em partes, natural por não utilizar nenhum tipo de matéria-prima animal ou testada em animais, mas existem outras normas que precisam ser seguidas para ser certificado como vegano. Por exemplo, se um cosmético possui 100% de ingredientes sintéticos (de origem petroquímica), ele é vegano, pois não há ingredientes de origem animal em sua formulação, mas não é natural.

Para certificar um cosmético como vegano, a marca precisa estar em conformidade com a Sociedade Vegetariana Brasileira. Hoje em dia, as empresas estão buscando na tecnologia formas de substituir itens de origem animal para atender os clientes que seguem o veganismo. São estudadas novas formas de produção, o processamento e uso de insumos, o controle de pragas no campo e até o desenvolvimento de novos ingredientes com alta eficácia.

Vale reforçar que um produto certificado recebe uma avaliação imparcial de toda a cadeia, da origem até a produção, e respeita os critérios de desenvolvimento sustentável. Desta forma, sendo o meio ambiente tratado de forma mais respeitosa, há benefícios adicionais à própria saúde, que vão além do próprio uso do produto.

Agora você sabe tudo sobre cosméticos naturais, orgânicos, cruelty free e veganos. essa forma ficará mais fácil para escolher qual cosmético Proderma levar para casa. Conheça nossos produtos e linha de manipulados.

Referências:

1) https://www.ecocert.com.br/cosmeticos-organicos-naturais-ou-veganos-qual-a-diferenca/ acesso em 01/02/21.