Engana-se quem pensa que é somente durante as estações mais frias que precisamos ficar atentos à hidratação da pele. Por ser o maior órgão do corpo humano e mais exposto, a pele também consome uma boa parte da nossa reserva de água. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indica que uma hidratação eficaz deve começar de dentro para fora. Ou seja, a SBD recomenda que se ingira, no mínimo, dois litros de água por dia.
Especificamente no verão essa hidratação exige ainda mais atenção, afinal em dias quentes perdemos mais líquido corporal devido ao suor excessivo e o ar seco também acaba contribuindo para que a pele reduza a sua umidade natural. O que temos como resultado é uma pele mais opaca, áspera, sem elasticidade e que, dependendo do grau, também passa a descamar.
O processo de envelhecimento, inclusive, está relacionado à desidratação cutânea, já que há uma perda gradual de substâncias que hidratam e fornecem elasticidade à pele, como o ácido hialurônico. Por isso, atualmente, vemos muitos cosméticos com esse elemento, que ajuda a manter a umidade, retardando ou minimizando os efeitos do envelhecimento. E, além de uma boa aparência, uma pele bem hidratada serve como proteção, evitando a entrada de micro-organismos no corpo e possíveis infecções.
Como hidratar a pele nos dias mais quentes
Sempre que falamos em sol, o primeiro cuidado que nos vêm em mente é a necessidade do protetor solar com alto FPS – e está correto, afinal ele evita queimaduras, o envelhecimento precoce da cútis e é um grande aliado na prevenção do câncer de pele. Mas, além dele, é fundamental manter a atenção relacionada à hidratação.
Para manter a sua pele bem hidratada durante o verão, a Proderma separou algumas dicas. Confira a seguir:
Consuma alimentos ricos em Vitamina E: importante na prevenção do envelhecimento precoce, a vitamina E está presente em alimentos como os vegetais verde-escuros, nozes, amêndoas, castanha-do-pará e em frutas como manga, mamão e abacate.
Utilize os cremes hidratantes: mesmo nas peles oleosas o hidratante deve ser utilizado, para isso, existem produtos específicos, o que não pode é ficar sem utilizar! Para realmente hidratar, dê preferência a produtos que contenham óleos ou manteigas vegetais, ácido hialurônico, ceramidas e ureia. Um dermatologista pode indicar as melhores composições para o seu tipo de pele.
Não abuse do tempo embaixo do chuveiro: permanecer muito tempo no banho pode ser prejudicial para a pele, pois pode ocasionar ainda mais o ressecamento. Dê preferência a sabonetes neutros. E não esqueça de, após o banho, hidratar-se com fórmulas ricas e nutritivas.
A Proderma tem loções hidratantes para o corpo, mãos e rosto. Além disso, manipula a sua receita com excelência. Entre em contato!