Se você pratica exercícios físicos ou de alguma maneira está envolvido com o mundo esportivo, provavelmente já ouviu falar sobre a creatina. Porém, você sabia que essa suplementação não está relacionada apenas ao desempenho físico? A creatina também realiza um papel importante para a melhora da memória de curto prazo e também para a inteligência/raciocínio de indivíduos saudáveis.
O que é a creatina?
A creatina é uma substância natural encontrada no corpo humano, sintetizada a partir dos aminoácidos arginina, glicina e metionina. Também é obtida a partir de certos alimentos, como carne e peixe ou por meio de suplementação.
Ela desempenha um papel importante no fornecimento de energia para os tecidos com maiores demandas, como os músculos, durante atividades de alta intensidade e curta duração, e também para o cérebro.
Quando uma pessoa consome creatina, seja por meio da alimentação ou por suplemento, a substância é armazenada na forma de fosfocreatina e, a partir disso, é quebrada para produzir ATP (trifosfato de adenosina), uma fonte de energia essencial em circunstâncias que demandam energia.
Qual a relação da creatina com a cognição?
Os neurônios realizam muitos processos que demandam e requerem bastante energia. Por isso, diversos estudos demonstram que a suplementação com creatina aumenta o fornecimento da energia que os neurônios necessitam para um bom desempenho em adultos saudáveis.
Uma revisão sistemática, realizada pelos pesquisadores Konstantinos I. Avgerinos, Nikolaos Spyrou, Konstantinos I. Bougioukas e Dimitrios Kapogiannis, denominada Effects of creatine supplementation on cognitive function of healthy individuals: A systematic review of randomized controlled trials, demonstrou, por exemplo, os efeitos positivos na função cognitiva ao administrar oralmente a creatina. Inclusive, os resultados sugerem excelentes benefícios para idosos e para a administração do estresse.
Conheça alguns resultados que são possíveis obter suplementando com creatina:
- Melhora da memória de curto prazo e da inteligência e raciocínio;
- Melhora significativa da memória a longo prazo e também da rememoração especial direta;
- A revisão também demonstrou que vegetarianos respondem melhor em tarefas de memória que outros indivíduos. Porém em outros domínios cognitivos nenhuma outra diferença foi observada.
A dosagem de creatina que deve ser consumida por dia varia dependendo do objetivo de uso, por isso ela deve ser recomendada por um profissional. E para manipular o seu suplemento a Proderma está pronta para atendê-lo e garantir a qualidade e segurança dos produtos.