A Psoríase é uma doença dermatológica autoimune e inflamatória, não contagiosa, caracterizada por lesões na pele, vermelhidão e descamação. As áreas afetadas podem causar incômodo físico (coceiras, ardor) e também problemas no convívio social afetando a qualidade de vida, pois, apesar de não contagiosa, os pacientes sentem-se constrangidos pela aparência das lesões.
Tipos de Psoríase
Existem vários tipos de Psoríase e a classificação é feita a depender do local e características da condição, conheça as principais:
– Psoríase Vulgar: com lesões que surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos, é caracterizada pelo aparecimento de lesões avermelhadas de vários tamanhos. As escamas são esbranquiçadas ou prateadas. É o tipo mais comum de Psoríase.
– Psoríase Invertida: caracterizada por lesões mais úmidas, localizadas em áreas do corpo com dobras, como axilas e virilhas.
– Psoríase Pustulosa: as lesões aparecem acompanhadas por pus, podendo aparecer em regiões específicas ou espalhadas pelo corpo.
– Psoríase Ungueal: conhecida como a Psoríase das unhas. É marcada pelo surgimento de manchas amareladas e ondulações nas unhas, que ficam fracas.
– Psoríase Eritrodérmica: é uma síndrome rara, responsável por eritema e descamação difusos, que acometem mais de 80 ou 90% da superfície corporal. É potencialmente grave, devido à associação com distúrbios hidroeletrolíticos e à colonização bacteriana.
– Psoríase gutatta (em gotas): é um tipo de psoríase caracterizada pelo aparecimento de lesões vermelhas em forma de gota por todo o corpo, sendo mais comum de identificar em crianças e adolescentes e, em alguns casos, não precisa de tratamento, apenas acompanhamento pelo dermatologista.
Tratamentos
A prevenção consiste apenas em retardar as recidivas. O tratamento, que utiliza agentes terapêuticos tópicos ou sistêmicos, biológicos e foto/quimioterapia, não visa cura, apenas manter a doença em remissão, melhorando o bem estar do paciente. A escolha do tratamento vai depender da apresentação e severidade da doença, do custo benefício e da vontade por qualidade de vida do paciente.
Na maioria dos casos a Psoríase pode ser amenizada com o uso de medicamentos de uso tópico e hidratação da pele. Fórmulas com Aloe Vera, Ureia e Vitaminas do Complexo B geralmente fazem parte da composição.
Atualmente a Cúrcuma vem se destacando como uma alternativa natural e eficiente no controle dos sintomas da Psoríase vulgar.
Spray corporal de Cúrcuma – você encontra aqui na Proderma.
O uso do Spray Corporal de Cúrcuma para Psoríase é uma ótima alternativa para os cremes de uso tópico, por ser mais prático e confortável para a aplicação. Não é necessário que o produto seja aplicado com as mãos. Pode ser aspergido diretamente na área da pele afetada. Isso evita a fricção, gerando alívio. Basta apenas posicionar o frasco e o spray para que o jato cubra a área que precisa ser tratada.
Se você gostou da alternativa, não deixe de conversar com seu médico sobre a possibilidade do uso do medicamento em spray para tratar o seu caso de Psoríase.
Para saber mais sobre o tratamento com o Spray Corporal para Psoríase, entre em contato conosco e iremos te orientar. Clique aqui.