fbpx
3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

Cuidar da saúde intestinal é, cada vez mais, aceito como primordial para o equilíbrio do organismo. Muito além de exercer apenas a função digestiva, os intestinos desempenham papel fundamental em nossa imunidade e em nossa saúde emocional.

De acordo com Ana Caetano Faria, médica pesquisadora do Departamento de Bioquímica e
Imunologia da UFMG, os intestinos são responsáveis por aproximadamente 80% da produção dos nossos anticorpos (células de defesa). Ou seja: ter um intestino saudável aumenta a imunidade. Por isso, tanto incluir mais alimentos funcionais na dieta quanto consumir probióticos e prebióticos é muito importante.
Gosta de iogurte, leite fermentado, kombucha, soja, chucrute e picles? Ótimo. Eles são grandes exemplos de itens com probióticos naturais e fáceis de encontrar.
Ainda assim, suplementos de qualidade podem dar maior praticidade ao dia a dia. Por isso, a seguir, conheça alguns suplementos para a saúde intestinal disponíveis aqui na Proderma e seus principais benefícios.

POOL DE LACTOBACILOS E FOS

Proporciona benefícios à saúde por meio do equilíbrio da flora intestinal. Este suplemento com probiótico foi feito para incrementar a saúde do intestino, melhorar a digestão e controlar gases ou desconfortos abdominais. Além disso, auxilia na manutenção do pH intestinal e no tratamento de infecções geradas pelo uso prolongado de antibióticos.

GLUTAMINA

A glutamina está naturalmente presente no corpo humano e é um aminoácido encontrado em abundância no tecido muscular. Glutamax é adequado para pacientes com doenças intestinais, infecções, alergias e no período pós-operatório. Além de ser um nutriente para as células do sistema imunológico, a glutamina também tem uma importante função anabólica para promover o crescimento muscular. Esta substância desempenha um papel fundamental no metabolismo das proteínas e no anti-catabolismo, ajudando o corpo a se proteger da perda excessiva de tecido muscular.

FIBREGUM, GLUTAMINA E PROBIÓTICOS

Fibregum B® é uma fibra prebiótica purificada a partir da Goma Acácia e extraída do caule e ramos de árvores de Acácia, que crescem na região do Sahel, na África. Exerce papel importante na proteção e funcionamento do intestino, modulando a flora intestinal e melhorando a função digestiva e imunológica.

A Glutamina é o aminoácido livre mais abundante nos músculos. Além de atuar como nutriente (energético) para as células imunológicas, a glutamina apresenta uma importante função anabólica, sendo indispensável para o crescimento muscular.
Probióticos são suplementos alimentares que contêm bactérias vivas que produzem efeitos benéficos no hospedeiro, favorecendo o equilíbrio de sua microbiota intestinal.

INTESTINO SÃO, MENTE SÃ?

O intestino é composto por uma variedade enorme de bactérias, “boas” e “ruins”, que formam nossa microbiota intestinal, responsável por metabolizar nutrientes, defender o organismo de bactérias patogênicas e manter o nosso intestino saudável. Além da proteção contra agente invasores, nosso intestino exerce função decisiva em nosso humor e bem-estar, sintetizando neutransmissores importantes como a serotonina.

Sabe-se que a microbiota intestinal é capaz de influenciar circuitos neurais e comportamentos associados com uma resposta estressora, e patologias como a depressão estão associadas a mudanças na microbiota.
A composição da microbiota intestinal de pessoas com depressão parece diferir da microbiota de indivíduos saudáveis, apresentando menor diversidade na microbiota intestinal, bem como maiores níveis de substâncias inflamatórias.
Pacientes com síndrome do intestino irritável (SII) e outras doenças inflamatórias do trato gastrointestinal costumam ter ansiedade e depressão como comorbidades, possivelmente por desregulações no metabolismo do triptofano (aminoácido necessário para a produção da serotonina).

QUANDO PROCURAR PROCURAR AJUDA MÉDICA

Se você evacua pelo menos uma vez ao dia, apresenta fezes em formato de salsicha e sem sinais de hemorragia, provavelmente, está tudo bem. Além disso, o ideal é não fazer força ou sofrer para evacuar e nem episódios recorrentes de constipação e diarreia. Qualquer coisa que fuja desse padrão merece ser comentada com o médico.
Agora que você já sabe que cuidar do intestino e da alimentação são igualmente importantes, conte com os especialistas da Proderma. Sempre prontos para oferecer altíssima qualidade em cada produto para você ter os melhores resultados. Entre em contato e solicite um orçamento para seus medicamentos e suplementos.