fbpx
3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

Nosso organismo depende de inúmeros nutrientes para desempenhar as diversas funções que exercemos diariamente. As vitaminas, por exemplo, proporcionam a manutenção da saúde, prevenindo doenças, garantindo o bom funcionamento dos órgãos e regulando as interações celulares. Para te ajudar a entender sua importância, separamos os benefícios, peculiaridades e a importância de vitaminas que devem ser ingeridas diariamente. Confira!

O que são vitaminas?

Vitaminas são moléculas orgânicas que funcionam em uma grande variedade de processos dentro do organismo. Agem, normalmente, como antioxidantes e/ou como cofatores para as reações enzimáticas. A característica distinguível das vitaminas é que elas geralmente não podem ser sintetizadas pelas células de mamíferos e, portanto, devem ser obtidas através da dieta.

As vitaminas são tanto solúveis em gordura como em água. As solúveis em gordura (lipossolúveis) são as vitaminas A, D, E e K. Essas vitaminas se acumulam dentro da gordura armazenada no organismo e dentro do fígado.

As vitaminas solúveis em água incluem a vitamina C e as vitaminas B, ambas armazenadas no fígado.

A carência de vitaminas no organismo, chamada hipovitaminose ou avitaminose, é responsável pelo surgimento de doenças graves. Uma alimentação balanceada, acompanhada de supervisão médica e suplementações direcionadas são algumas das medidas a se tomar para evitar essas condições indesejadas.

A classificação das vitaminas é feita apenas por sua solubilidade e não pelas funções que exercem. Cada uma é responsável por uma ou mais funções específicas, independentemente do grupo a que pertencem. As principais vitaminas são: A, B, C, D, E e K.

Vitamina A

A vitamina A é a mais estudada das vitaminas, já que sua deficiência prolongada causa uma grave doença carencial, a hipovitaminose A. Se não tratada a tempo, a hipovitaminose A acarreta uma síndrome ocular, a xeroftalmia, a qual poderá conduzir a um quadro de cegueira irreversível.

A vitamina A pode ser encontrada em fontes animais como fígado, manteiga, queijo, leite integral, gema de ovo e peixe; e em fontes vegetais, como manga, mamão, caju, goiaba vermelha e cenoura.

Vitamina B

Estas vitaminas são essenciais para a decomposição química de carboidratos em glicose, fornecendo energia para o organismo; para a decomposição química das gorduras e proteínas, ajudando no funcionamento normal do sistema nervoso; e para o tônus muscular no estômago e no trato intestinal; além de serem benéficas para a pele, cabelos, olhos, boca e fígado.

Vitamina C

Uma das mais conhecidas, a vitamina C é de vital importância para nosso organismo, estando envolvida na produção de colágeno, absorção de ferro e melhora do sistema imune.

Vitamina D

A vitamina D regula a absorção de cálcio e fósforo, ajudando a fortalecer o cérebro, os músculos, os ossos e os dentes.  Diferente das outras vitaminas já citadas, a D não pode ser adquirida através de alimentos. Isso porque ela é produzida através da exposição solar; 10 a 15 minutos são suficientes para a sua produção, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em caso de deficiência, ela pode ser suplementada com supervisão médica.

Vitamina E

 A vitamina E costuma ajudar a combater os radicais livres, o envelhecimento precoce e melhorar a aparência da pele e dos cabelos. A sua deficiência pode causar anemia hemolítica e afetar o desenvolvimento do sistema nervoso central, principalmente em recém-nascidos pré-termo. É encontrada em alimentos como amêndoas, nozes, avelã, azeite de oliva e amendoim. 

Vitamina K

A Vitamina K é necessária para a síntese das proteínas que ajudam a controlar o sangramento (fatores de coagulação) e, por isso, para a coagulação normal do sangue. Ela também é necessária para a saúde dos ossos e outros tecidos.

Boas fontes de vitamina K incluem verduras de folhas verdes (como couve-galega, espinafre e couve-de-folhas) e óleo de soja e de canola.

A vitamina K apresenta-se sob duas formas:

Filoquinona: ocorre em plantas e é atóxica. É melhor absorvida quando consumida juntamente com gordura.

Menaquinona (ou Vitamina K2): produzida em pequenas quantidades por bactérias intestinais. Em alguns países, como no Brasil, a menaquinona é usada para suplementação.

Essas são apenas algumas vitaminas essenciais para fortalecer a sua saúde no dia a dia. Para saber se elas estão em falta no seu organismo, vale a pena fazer exames de rotina e entender a necessidade de suplementação com um médico de confiança. Caso precise desenvolver produtos manipulados em alguma dessas etapas, entre em contato com a Proderma. Será um prazer atendê-lo(a)!

Leia também: O uso da papaína na cicatrização de feridas

Quer acompanhar nossas novidades de perto? Não deixe de acompanhar a Proderma no Instagram e no Facebook.