fbpx
3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

Própolis é uma palavra muito ouvida nos últimos tempos, principalmente por quem se preocupa com sua beleza e saúde, mas afinal, o que é e para que serve o própolis? 

Uma curiosidade legal para começarmos a falar sobre o assunto, é a origem da palavra própolis. Ela é de origem grega e significa pró (defesa) + polis (cidade), fazendo referência à defesa da cidade, que no caso das abelhas seria a colméia. O própolis é um hormônio natural que é produzido pelas plantas. Ele é formado por um material resinoso e balsâmico que é encontrado em ramos, flores, pólen e brotos, sendo essencial para a defesa das plantas contra fungos e bactérias. Muitos acreditam que ele é produzido pelas abelhas, porém isso está errado. As abelhas apenas coletam o própolis para utilizar nos cuidados da colméia. 

O própolis é o extrato feito a partir dele, têm propriedade antimicrobiana, antifúngica, antiprotozoária, antioxidante e antiviral. 

PARA QUE SERVE O PRÓPOLIS? 

Por mais famoso que o própolis seja, suas propriedades são estudadas até hoje, para que seja possível entender quais são seus reais benefícios. De acordo com alguns estudos, os benefícios são: 

  • Efeito antibacteriano
  • Efeito Antiviral 
  • Efeito Antiprotozoário 
  • Efeito Antifúngico 
  • Efeito Anti-Inflamatório 
  • Efeito Antioxidante 
  • Efeito Cicatrizante 
  • Efeito imunomodulador

EFEITOS INDESEJADOS 

Infelizmente, o própolis não tem apenas efeitos benéficos a nossa saúde e corpo. Ele pode causar efeitos como manchas nos dentes, ser um risco para diabéticos e ainda causar alergias.  

COMO USÁ-LO? 

O própolis pode ser usado para a regeneração de tecidos, cicatrização de espinhas e feridas, entre outras utilidades. Para isso, aplique uma ou duas gotas do extrato de própolis sobre a ferida e repita isso todas vez que trocar de curativo. No caso das espinhas, utilize o própolis de 4 a 5 vezes por dia. 

O própolis pode tratar também de problemas respiratórios, com apenas algumas gotas de seu extrato em uma vasilha com água fervida. Para ajudar, faça inalações com o vapor. 

Para dores como, dor de garganta, adicione quatro a cinco gosta de extratos de própolis em uma xícara de água e a use para fazer gargarejo. Essa solução pode ser usada várias vezes no dia pelo indivíduo dependendo de sua necessidade. 

É importante ressaltar que o uso do própolis não substitui a importância de sempre visitar o médico periodicamente e seguir suas recomendações. Não se auto medique sem a devida orientação.