fbpx
3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

Anestésicos tópicos que carregam compostos como a lidocaína e a benzocaína em sua composição proporcionam a sensação de adormecimento. Comuns em procedimentos externos, como os odontológicos e operações simples, eles também são amplamente utilizados pela população sem recomendação médica. Mas, você sabe como utilizar essa substância com segurança? A Proderma separou essa e outras informações para te ajudar nessa questão.

Acompanhe!

Entenda os anestésicos tópicos

Os anestésicos tópicos são substâncias que ajudam em rotinas dermatológicas. Quando aplicadas, elas tendem a bloquear a condução do estímulo nervoso, amenizando a dor, sem fazer com que a pessoa perca a consciência. Dessa forma, aumentam o conforto do paciente e asseguram bons resultados em tratamentos.

Como utilizar com segurança?

Esses anestésicos são comumente utilizados em procedimentos dermatológicos e em procedimentos externos como a aplicação de piercings, brincos e tatuagens. Apesar de sua utilização parecer segura, é necessário entender quais são as contra indicações e as melhores práticas para o seu uso.

Por isso, o primeiro passo antes de utilizar anestésicos tópicos é buscar prescrição e supervisão médica. Com a ajuda de um especialista, efeitos colaterais, causados pela aplicação inadequada como reações alérgicas e/ou irritativas podem ser evitadas e o produto pode ser utilizado com segurança.

Tempo de duração

O efeito desses anestésicos costuma durar de 10 a 15 minutos. Mas, sua duração depende muito do composto ativo da substância utilizada. Por isso, eles são separados em anestésicos de curta duração: procaína e cloroprocaína, média duração: lidocaína, prilocaína, mepivacaína e articaína e longa duração: bupivacaína, tetracaína, etidocaína e ropivacaína.

Efeitos colaterais

Se após a utilização dos anestésicos tópicos sentir efeitos como: reações alérgicas, nervosismo, tontura, convulsões, ou até mesmo parada respiratória ou cardíaca, suspenda o uso do produto e procure um médico imediatamente.

Além disso, essas substâncias não são indicadas para pessoas histórico com problemas cardíacos, gestantes ou lactantes, pessoas com crises de asma ou com problemas de fígado.

A manipulação de anestésicos tópicos locais é um processo que exige extrema atenção aos padrões de qualidade. Por isso, é importante que você os manipule com sua farmácia de confiança, para garantir os efeitos desejados para um tratamento de sucesso.

Entre em contato com a Proderma e saiba mais como podemos te ajudar no uso de anestésicos tópicos locais!

Leia também: Vantagens de manipular seu medicamento

Quer acompanhar nossas novidades de perto? Não deixe de acompanhar a Proderma no Instagram e no Facebook!

 

Fontes:

Revista Surgical → file:///C:/Users/Mel/Downloads/v2-Anestesicos-topicos.pdf

MedicinaNet →

https://www.medicinanet.com.br/conteudos/biblioteca/2564/anestesicos_locais.htm

Eficácia do anestésico tópico em odontologia → file:///C:/Users/Mel/Downloads/9643-37147-

1-PB.pdf