fbpx
3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

Em algum momento você já deve ter ouvido falar sobre os Florais de Bach e os seus efeitos sobre o equilíbrio das emoções. Mas você sabia que esses compostos também podem ajudar na manutenção e/ou perda de peso? E isso está diretamente associado ao controle e bem-estar emocional. Mas para entender como funciona, antes vamos conhecer sobre os florais.

O que são os Florais de Bach?

 Os Florais de Bach foram desenvolvidos entre as décadas de 1920 e 1930 pelo médico inglês, Edward Bach. Antes de identificar as essências florais, Bach trabalhava com homeopatia, portanto já sabia que fatores mentais poderiam influenciar e causar doenças. Com isso, passou, então, a desenvolver um trabalho com uma visão mais abrangente acerca do corpo humano, voltado a tratamentos que envolvessem todos os aspectos, partindo do psicológico ao físico. 

Ao estudar e analisar plantas e ervas, o médico desenvolveu um sistema com 38 essências naturais extraídas das flores, destinadas a tratar desequilíbrios emocionais: esses são os Florais de Bach – os quais cada um está associado a uma emoção humana básica.

Os florais são, desde a década de 1980, reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um tratamento natural e, desde então, muitos profissionais começaram a utilizá-los em consultas. E, mais recentemente, foram incorporados à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS. 

Como os florais podem atuar no controle do peso

Muitas vezes o aumento de peso está relacionado a fatores emocionais. Durante a pandemia do novo Coronavírus isso ficou ainda mais evidente, com os sentimentos de insegurança e fragilidade que dominou por muito tempo e como, algumas pessoas, acabaram encontrando na alimentação uma fonte para alívio dessas suas emoções. Portanto, os Florais de Bach, podem agir exatamente nas emoções geradoras desses desequilíbrios e permitir uma relação mais proveitosa com os alimentos.

Os florais são preparados a partir de flores silvestres no auge da floração, sendo que a essência que se origina da planta nessa fase pode atuar nos arquétipos da alma humana, estimulando o desenvolvimento interior, equilíbrio emocional e, por seguinte, a novos comportamentos. No caso da alimentação, os compostos atuam nos pensamentos limitantes e crenças que levam ao desequilíbrio alimentar.

Para ajudar você a entender um pouco mais sobre a atuação de cada floral e qual deles podem te ajudar, listamos abaixo alguns que são indicados para que se possa manter uma relação saudável com a alimentação:

  • Wild Oat: como uma grande bússola, dá as coordenadas do caminho a seguir. 

Exemplo: por onde começar a me cuidar? Quais os primeiros passos? Que alimentos ingerir? Quais florais posso tomar?

  • Holly: auxilia na aceitação de certas condições que não conseguimos compreender, como a mudança de vida atual.
  • Star of Bethlehem: traz serenidade para superar acontecimentos traumáticos, aliviando angústias, que podem influenciar no nosso prazer de comer bem.
  • Walnut:  para nos fortalecer frente às influências externas, que nos afastam do objetivo, como a mudança de hábitos alimentares.
  • Centaury: indispensável para termos força para dizer um não necessário e estabelecermos limites, como, por exemplo, dizer não a um alimento cheio de açúcar.
  • Clematis: para quando se idealiza uma vida com muitas ideias, mas não concretizamos.
  • Gentian: nos fortalece na certeza de superar os desafios, neste caso, não desistir do propósito de ter uma relação saudável com a comida.
  • Larch: confiança na capacidade de perseverar.
  • Chestnut Bud: para não repetir os mesmos erros, para entender e assimilar as lições aprendidas para se ter uma boa relação com a alimentação.

É importante lembrar que os florais não substituem cuidados médicos, psicológicos e psiquiátricos. Eles visam a integrar e contribuir para um tratamento mais holístico em prol da harmonia, bem-estar e saúde de cada um.

Os florais não são fitoterápicos, nem fragrâncias ou homeopatia. Podem ser usados em qualquer idade e não interferem em outros métodos terapêuticos e/ou medicamentos. A Proderma pode te ajudar na escolha e na manipulação dos florais que mais se adequam ao seu perfil. Clique aqui e converse com um de nossos farmacêuticos. Temos 6 profissionais habilitados para auxiliá-lo na escolha do seu Floral de Bach .