fbpx
3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

Mais que proteger as extremidades dos dedos, as unhas podem sinalizar muito sobre a nossa saúde. Isso porque algumas enfermidades provocam alterações na sua cor e aspecto, causando o enfraquecimento. Trata-se de um distúrbio ungueal que atinge cerca de 20% da população, sendo as mulheres as mais acometidas. 

Os sinais mais claros de que as unhas estão frágeis são quando elas ficam amolecidas, finas, descamadas, irregulares, manchadas, com formação de fissuras, além de causar incômodos e dores. A síndrome das unhas fracas também está relacionada com questões estéticas, interferindo, inclusive, na autoestima de quem sofre com esse problema. 

Principais causas

As unhas, principalmente as das mãos, estão expostas diariamente aos fatores envolvidos nas nossas atividades, como o uso de produtos de limpeza ou de higiene, além dos possíveis impactos nas ações diárias, como a digitação, por exemplo. Nesse contexto, diante de pequenas lesões que se curam sozinhas até doenças mais graves que necessitam de tratamento, as unhas podem mostrar que não estão bem de diferentes maneiras, sendo a fragilidade uma delas.

Sendo assim, vale ressaltar que, além dos fatores genéticos envolvidos, determinados hábitos podem contribuir para o processo de enfraquecimento das unhas, como a frequência de uso de produtos para a lavagem das mãos, exposições às variações de temperaturas, uso de solventes para remoção de esmaltes e até a utilização em excesso de celulares, que transmitem calor de suas telas diretamente nas unhas.

Ademais, algumas enfermidades também ocasionam o enfraquecimento e ressecamento, principalmente as dermatológicas, como psoríase, alopecia e micose. A carência de nutrientes causada pela anemia, diabetes, problema de tireoide, estresse, entre outras doenças, também é fator determinante que influencia a saúde das unhas e as deixam mais fracas e quebradiças. 

Tratamento possíveis

Quando as unhas começam a dar sinais de enfraquecimento, o primeiro passo é descobrir, com o acompanhamento de um especialista, o que está gerando o problema e, de acordo com a causa identificada, o tratamento será aplicado. Dentre as possibilidades, há medicações orais e as que são aplicadas diretamente nas unhas, que, normalmente, têm um tempo mais longo para mostrar resultados, devido à dificuldade de absorção na região.

Um dos medicamentos disponíveis é a microemulsão de ciclosporina, que apresenta efeitos anti-inflamatórios e é indicada no tratamento de psoríase de unha, que está relacionada à síndrome das unhas frágeis, com grandes probabilidades de ser uma das causas do problema. Já os tratamentos cirúrgicos são realizados diante de situações mais graves, como a presença de tumores e anormalidades. 

Como prevenir o problema e fortalecer as unhas

Além de sempre usar produtos de cosméticos de qualidade e boa procedência, adotar hábitos saudáveis é uma das principais formas de zelar pela saúde das nossas unhas. O uso de luvas para evitar o contato com químicas que possam fragilizá-las, não roer e retirar cutículas em excesso, manter as unhas sempre limpas, secas e mais curtas e aplicação de bases e hidratantes próprios são ações que contribuem de forma efetiva para evitar que elas percam a força.

Vimos que diversos fatores podem contribuir para o enfraquecimento das unhas. Nota-se, portanto, a necessidade de buscar alternativas para mantê-las sempre fortes e saudáveis. Dessa forma, os cuidados devem fazer parte do dia a dia. E, lembre-se: diante de qualquer sinal de que suas unhas estão com aspecto diferente, procure um dermatologista para detectar as causas o mais breve possível, assim como o início do tratamento.