fbpx
3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

A rotina de toda a sociedade vem mudando intensamente com o passar dos anos. Dias agitados, com mais compromissos e menos tempo, faz com que as pessoas se sintam cada vez mais esgotadas em muitos aspectos, principalmente na questão emocional. Nesse contexto, o esgotamento mental pode gerar inúmeros incômodos e afetar a saúde e a qualidade de vida. O excesso de estresse acarreta sintomas de ansiedade e depressão, que causam cansaço, irritabilidade, problemas com o sono, comprometimento da memória e concentração, além de afetar o bem-estar de maneira geral.

Diversos fatores contribuem para o esgotamento mental, tais como problemas no ambiente de trabalho, financeiros, familiares, de saúde, entre outros. No entanto, há muitas formas de combater essa condição cada vez mais comum. Exercícios físicos regulares aliados a uma alimentação balanceada, quantidade adequada de horas de sono e terapias com profissionais são algumas delas. Porém, também é possível tratar esse esgotamento por meio da fitoterapia. 

Benefícios de uma prática milenar

A fitoterapia é uma das terapias mais antigas do mundo, que faz o uso de determinadas plantas para tratar ou até mesmo prevenir alguns problemas de saúde. Para isso, são utilizados os extratos secos, extratos líquidos ou pós das plantas medicinais, com a quantidade certa de compostos ativos, para a produção dos suplementos, medicamentos e demais produtos. 

Dessa maneira, o tratamento fitoterápico apresenta segurança, confiabilidade e eficiência para tratar diversos tipos de doenças, principalmente as questões emocionais, proporcionando, assim, um equilíbrio mental e psicossocial no dia a dia de quem se encontra esgotado mentalmente. Além disso, também é possível aplicar as plantas em chás e banhos para se beneficiar ainda mais e investir no bem-estar diário.

Plantas utilizadas pela fitoterapia

Em um tratamento fitoterápico, cada planta tem uma função própria, que atua para aliviar sintomas específicos. Mas vale ressaltar que a ingestão dos compostos naturais precisa ser feita na quantidade e concentração adequada, indicada, de preferência, por profissionais especializados. Conheça, então, algumas delas que têm o poder de trazer mais relaxamento, combatendo os sintomas de estresse e contribuindo para a redução do esgotamento mental. 

Marapuama

Esta é uma planta amazônica que tem alta eficiência na busca pelo bem-estar e alívio dos sintomas de estresse. Com ação anti-inflamatória, estimulante e antioxidante, a marapuama tem a capacidade de agir nas células do cérebro de modo a melhorar a disposição e a fadiga, tanto física como mental.

Guaraná

O fruto guaraná, também oriundo da Amazônia, é um estimulante natural do sistema nervoso, sendo considerado um ótimo energético. Devido à cafeína e à teobromina, o guaraná é rico em fitoquímicos, responsáveis por todos os benefícios para a memória, concentração e combate à fadiga.

Camomila

Talvez uma das mais conhecidas plantas com efeito relaxante, as flores e folhas da camomila contêm muitas substâncias que beneficiam a saúde como um todo. Propriedades calmantes, cicatrizantes, analgésicas, antiespasmódicas, ansiolíticas, anti-inflamatórias e antibacterianas são algumas delas.

Alecrim

Esta é uma das plantas que contribuem de modo significativo para combater o cansaço. No organismo, ela age de forma a auxiliar na produção dos neurotransmissores que atuam para proporcionar a sensação de bem-estar. O alecrim também ajuda no processo de digestão, dores de cabeça, dores reumáticas, fraqueza, entre outros problemas.