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A saúde mental é um tema muito debatido e explorado atualmente, por sua extrema importância para o bem-estar físico e mental das pessoas. Com essa maior abertura para o debate das questões relacionadas à essa área, muito tem se falado em práticas alternativas, como é o caso da Medicina Ayurvédica. 

O que é Ayurveda? 

Ayurveda, ou Medicina Ayurvédica, é uma terapia com origens milenares, surgida na Índia. Sua prática é focada no equilíbrio da mente e do corpo, buscando uma vida sempre saudável e longeva, sempre guiado pela busca do autoconhecimento e da autocura. 

Os termos Ayu (vida) e veda (conhecimento) traduzem exatamente o que a terapia tem como proposta. 

A Visão Ayurvédica da Mente

De acordo com a Ayurveda, um indivíduo precisa ter mente, corpo e espírito alinhados para ser considerado saudável. A saúde mental e a saúde espiritual andam de mãos dadas de acordo com os ensinamentos do Ayurveda. Sattavajaya, que consta nos antigos manuscritos desta filosofia, pode ser traduzido livremente para significar o conceito ocidental de psicoterapia. 

A psicoterapia ayurvédica combina  antigos conhecimentos dos elementos primordiais e a descoberta do eu autêntico em um nível mais profundo. Para o Ayurveda, tornar-se consciente das leis da natureza e integrar o eu com o universo maior é um passo crucial na jornada para garantir que a mente esteja calma e resiliente.

O Ayurveda nos ensina a redescobrir o conhecimento crítico e a consciência sobre as forças e ritmos da natureza que reforçam nossa experiência humana. É importante compreender a psique e sintonizar-se com nossas experiências internas por meio da atenção plena todos os dias.

No Ayurveda, doenças mentais como a depressão e ansiedade não são estigmatizadas, mas categorizadas por seus atributos para fornecer opções de tratamento distintas.

6 Dicas Ayurvédicas para a sua saúde mental 

  1. Pranayama

A prática diligente de pranayama (técnicas de respiração) que se concentra em limpar a cavidade torácica por meio de várias respirações profundas. Pode ser adotada como prática diária, que irá garantir que o corpo esteja calmo, relaxado e concentrado. 

  1. Meditação

A meditação é uma técnica de cura milenar para a instabilidade mental. Ela conecta o cérebro para que a mente se torne mais presente e consciente. Estudos sobre práticas de meditação mostraram que os meditadores são mais propensos a superar a ansiedade e lidar com a depressão de maneira mais assertiva, além de também possibilitar a construção de melhores relacionamentos e conexões profundas com outras pessoas.

  1. Uma Dieta Sattvica Equilibrada

Uma dieta equilibrada e sátvica não é importante apenas para fortalecer o sistema imunológico do corpo, mas também para tornar a mente mais resiliente. Os alimentos sátvicos incluem aqueles que são fáceis de digerir como frutas e vegetais, grãos integrais e lentilhas, sem alimentos processados ​​ou junk food, e evitando açúcar branco, farinha branca, etc.

  1. Serviço Altruísta (Seva)

Seva ou voluntariado ajuda a aumentar o aspecto de bem-estar do seu ser e, assim, ajuda a construir sua autoestima. Não só ajuda a reduzir o estresse, mas também trabalha o  senso de comunidade e sentimento de pertencimento, essenciais para que o cérebro humano possa se sentir seguro e protegido.

  1. Práticas Positivas (Sadvritta)

O Ayurveda enfatiza a prática e a regularidade em todas as suas prescrições. A chave é fazer pequenas mudanças diariamente para que o corpo se acostume com esses novos padrões. Assim como nosso corpo está acostumado a padrões antigos, ele precisa de tempo para se ajustar a novos padrões. É precisamente por isso que sadvritta ou práticas positivas são tão cruciais para estabelecer o bem-estar mental ideal.

A auto-indagação, a paciência consigo mesmo, o estabelecimento de uma rotina saudável, o movimento corporal regular na forma de exercício e o estresse mental regulado a partir da meditação ensinam ao corpo e à mente a lidar com o estresse sistêmico – nutrindo assim a resiliência.

Outras práticas positivas incluem cultivar hobbies, explorar a criatividade de diferentes formas, praticar a gratidão.

  1. Envolvendo os Sentidos (Aahaar)

Aahaar refere-se a qualquer coisa relacionada aos sentidos: olfato, tato, visão, som, paladar e seu dhriti, a capacidade de discernir entre o certo e o errado. Segundo essa visão, tudo o que consumimos tem impactos em nossas mentes e em nossa saúde mental: sejam os conteúdos absorvidos pela televisão ou internet, livros, conversas, nossos relacionamentos interpessoais. Portanto, a maneira como lidamos com eles precisam ser saudáveis. 

*Nota: As informações contidas no texto acima tem caráter informativo e educacional, portanto, não substituem aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter em relação a uma condição médica e antes de iniciar qualquer dieta, suplemento, condicionamento físico ou outros programas de saúde.