Manter a imunidade alta é uma das melhores maneiras de proteger a saúde e prevenir o surgimento de doenças. O sistema imunológico é o responsável por identificar, combater e expulsar todos os potenciais agentes causadores de doenças em nosso organismo, como vírus, bactérias, fungos, etc. Isso significa que quando a imunidade está baixa, o organismo não apresenta condições eficazes para realizar a proteção necessária.
Sendo assim, é preciso adotar medidas no dia a dia para fortalecer a imunidade e, então, ter uma vida com mais qualidade. Há inúmeras formas de melhorar o sistema imunológico, como praticar exercícios físicos de modo regular, manter qualidade de sono e cuidar da saúde mental.
Além disso, há também a ingestão de líquidos, alimentos e suplementos que contenham os nutrientes necessários para a manutenção da imunidade alta. Dentre eles, vamos conhecer mais sobre os benefícios que podemos usufruir da Geleia Real e da Lactoferrina. Confira a seguir.
Geleia Real e a contribuição das abelhas
É um produto rico em diversos tipos de substâncias, que podem contribuir para a saúde de modo geral e, principalmente, para fortalecer a imunidade. Proteínas, vitaminas C e E, enzimas, minerais, lipídeos, carboidratos e biocatalisadores são algumas delas. A Geleia Real é produzida especialmente para a abelha rainha pelas abelhas mais jovens, para que a mesma possa realizar a reprodução dos ovos e manter a ordem social dentro da colmeia.
A Geleia Real é eficaz no combate aos radicais livres, redução dos níveis de triglicérides e colesterol, retardo do processo natural do envelhecimento, contribuindo, assim, para a manutenção da saúde da pele e do organismo como um todo. E para ficar ainda melhor, também funciona como anti-inflamatório e auxilia no tratamento dos sintomas de estresse e depressão.
Lactoferrina e sua função reguladora
Diversos estudos com a Lactoferrina apontam para um resultado em comum: a Lactoferrina apresenta efeitos potenciais para a saúde e muitas vantagens para o sistema imunológico. Esta substância tem o poder de reconhecer os agentes prejudiciais e agir de modo protetivo. Com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antivirais, antimicrobianas e imunomoduladoras, a Lactoferrina auxilia no funcionamento equilibrado do organismo, prevenindo o surgimento de infecções e doenças diversas.
Essa é uma proteína encontrada no colostro, ou seja, o primeiro alimento com o qual os mamíferos têm contato, e oferece a proteção e os nutrientes necessários para que a vida que se inicia desenvolva-se com saúde. Para a fabricação deste produto, uma filtragem do leite da vaca é realizada, resultando no suplemento alimentar denominado “lactoferrina bovina”.
Por sua afinidade com o ferro, a Lactoferrina atua como bacteriostático (“antibiótico”) ao reduzir a disponibilidade do mineral para as bactérias que necessitam dele para sua multiplicação. Outro mecanismo eficaz da Lactoferrina no controle de infecções se deve à sua interação com a superfície de bactérias, onde ela se liga com estruturas que seriam importantes para a integridade desses microrganismos.
Cuidado é proteção
Que ambos os produtos citados apresentam benefícios à saúde, não há dúvida. No entanto, é preciso ressaltar a importância da consulta a um profissional especializado para que as doses ingeridas sejam de acordo com as características e necessidades da pessoa em questão. Cuidar da imunidade é investir na saúde.