A aromaterapia é uma técnica milenar cada vez mais aceita e necessária para a sociedade. Os óleos essenciais utilizados na aromaterapia chamam a atenção pela simplicidade e eficácia que apresentam para a saúde. As substâncias são extraídas de diversas plantas, resultando em óleos poderosos altamente concentrados. Flores, folhas, frutos, raízes, cascas, galhos, sementes ou resinas podem originar os mais eficientes óleos essenciais.
Todo o processo leva em consideração as especificidades da planta em questão, o que delimita a classificação do óleo que está sendo produzido e os efeitos gerados. O resultado são essências extremamente aromáticas e vantajosas para a saúde e bem-estar.
O que os óleos essenciais podem fazer por nós?
A resposta para esta questão pode seguir por diferentes caminhos. Para começar, vale lembrar que eles estão inseridos na medicina tradicional chinesa, ayurveda, aromaterapia e medicina natural, o que já nos mostra a dimensão dos benefícios que podem trazer.
Tendo características diferentes conforme a planta de origem, os óleos podem auxiliar no tratamento de infecções, inflamações, cicatrizes, sintomas alérgicos, dores de cabeça, insônia, desequilíbrio hormonal, entre muitos outros. Isso devido às propriedades analgésica, desintoxicante, antioxidante, antisséptica e outras que podem apresentar.
Além disso, alguns têm efeitos estimulantes, enquanto outros funcionam como calmantes, um fator que pode contribuir de modo efetivo para as questões psicológicas, como alívio dos sintomas de ansiedade, depressão e estresse, além de relaxamento e melhora do humor.
Para melhorar ainda mais a qualidade de vida
Que os óleos essenciais fazem bem para a nossa saúde, não há dúvida. Agora, sabia que eles, além de estarem presentes na indústria farmacêutica, também se destacam na área dos cosméticos e de alimentos?
Exemplos disso são os perfumes, sabonetes, shampoos, condicionadores e demais produtos de higiene e cuidados pessoais com aromas diferenciados que, por terem em sua formulação óleos essenciais, fazem bem para a manutenção da beleza e do bem-estar.
Já na culinária, os óleos essenciais podem muito bem acentuar um determinado sabor, originar um aroma de dar água na boca e ainda dar aquele toque especial em qualquer prato. Além disso, alguns óleos específicos podem atuar no funcionamento do organismo após a ingestão, auxiliando no processo digestivo, no metabolismo e na imunidade, por exemplo.
Tipos de plantas
Agora que já sabemos o que são os óleos essenciais e seus principais benefícios, vamos conhecer algumas opções disponíveis aqui na Proderma:
- Lavanda brasileira: acalma e tranquiliza imediatamente; seu efeito se processa sobre o sistema nervoso, proporcionando melhora da qualidade do sono e relaxamento.
- Óleo Essencial de Melaleuca: tem ação antifúngica, antisséptica e cicatrizante. Ótimo para fortalecer e tratar unhas fracas e afetadas por fungos.
- Alecrim: atua na concentração e no foco, o que ajuda a reduzir a tensão e possíveis dores musculares. Ao misturar com shampoo e condicionador, também fortalece os fios e evita quedas.
- Eucalipto: é um elemento muito importante para o conforto respiratório, oferecendo benefícios às vias respiratórias e ao pulmão.
- Óleo essencial de capim limão: Nos cabelos, age na limpeza do bulbo capilar e no controle da oleosidade; no rosto, ajuda a eliminar inchaços e aspectos de flacidez. Também traz equilíbrio à oleosidade da pele, limpa os poros e combate a acne; no corpo, é lipolítico e desintoxicante, podendo ser utilizado em massagens anticelulite e gordura localizada, com excelentes resultados em drenagem linfática e como desintoxicante e diurético;
- Óleo essencial de Cedro virginiano: Auxilia em procedimentos estéticos de drenagem e desintoxicação. Hidratante, umectante e protetor em ressecamentos extremos da pele. Tônico capilar utilizado para engrossar e dar maior resistência aos fios. Seu aroma é apreciado nas práticas de meditação para integração e expansão da consciência.
- Óleo essencial de Patchouli: grande poder de regeneração celular e ajuda nas fissuras e rachaduras. É excelente para hidratação da pele e age nas rugas e flacidez.
Diante de tantas ervas e óleos benéficos, é de extrema importância ficar atento às indicações e modo de uso, para que não ocorra nenhum efeito colateral. Entre em contato com a Proderma para solicitar os seus óleos essenciais.