A acne é uma condição que, seja na adolescência ou na vida adulta, costuma causar incômodos, tanto físicos como na autoestima.
Embora uma parcela de homens sofra com a acne adulta, ela é muito mais comum em mulheres. Estima-se que 1 em cada 4 mulheres, com mais de 25 anos, tenham a acne da mulher adulta (AMA). E, diferentemente da adolescência em que as espinhas costumam aparecer na “zona T”, na fase adulta elas atingem com mais frequência a “zona U”, ou seja, mandíbula, queixo, pescoço, peito (colo) e também podem aparecer na região superior das costas.
Porque são as mulheres que têm mais acne?
Provavelmente você esteja pensando que a acne atinge mais mulheres que homens por questões hormonais. E isso está certo, mas não é a única razão. Ela também pode aparecer por questões como a própria oleosidade da pele, uso de medicamentos (corticoides, anabolizantes e antidepressivos), doenças endócrinas, hereditariedade, problemas emocionais, possível resistência à bactéria Propionibacterium acnes (P. acnes) e até mesmo o consumo excessivo de suplementos e vitaminas podem acarretar na piora da condição da cútis. Além disso, a falta de uma alimentação adequada, estresse, privação de sono e a lavagem excessiva da pele também podem influenciar.
Formação dos cravos e espinhas
A acne é o resultado da inflamação das glândulas sebáceas, que acumulam queratina e os próprios restos epiteliais. Essa gordura e sujeira formam um excesso que obstrui os poros, tornando um ambiente propício e atraente para a bactéria P. acnes, que se alimenta disso. É quando o sistema imunológico tenta combater essa bactéria que ocorre a inflamação. Inicialmente essa inflamação resulta nos cravos. A espinha vermelha, com ponta branca e, muitas vezes, dolorida, já é um estágio mais avançado dessa inflamação, sendo, muitas vezes, uma infecção bacteriana no local.
Tratamento da acne adulta
Como vimos, as causas da acne adulta são muitas; por isso, é bem importante investigar o que pode estar gerando a sua acne, para que ela não reincida mesmo após o tratamento, que também vai depender da causa e da gravidade. Geralmente o tratamento para a acne adulta é feito com produtos específicos para uso na pele, que podem conter antibióticos, anti-inflamatórios, agentes detergentes, entre outros.
Há como prevenir?
Sim, se a sua acne não tem uma causa relacionada a alguma doença mais específica é possível preveni-la interrompendo o uso de medicamentos ou dos hábitos que possam estar relacionados ao seu surgimento. Uma forma eficaz de cuidados simples é lavar o rosto duas vezes ao dia, com sabonetes especiais para pele oleosa e acneica (clique aqui para ver as linhas especiais da Proderma); o Sérum oil free da Prodrema para controle da oleosidade e da acne também é importante no processo de cuidados; outro detalhe é sempre retirar qualquer resíduo de condicionador que possa ficar no rosto durante o banho – isso evita a obstrução dos poros próximos ao couro cabeludo.
Manter uma alimentação adequada e beber muita água ajudará no funcionamento de todo o seu organismo e, consequentemente, na saúde da sua pele. E lembre-se: cutucar cravos e espinhas, além de piorar a inflamação, pode deixar algumas marcas indesejadas na sua pele.