A Síndrome Geniturinária da Menopausa (SGM) é uma síndrome que afeta, em média, metade das mulheres que estão no período de menopausa. A condição geralmente apresenta sintomas genitais (como a secura, ardor e irritação na área vaginal), sintomas sexuais (falta de lubrificação, desconforto e dor) e urinários (urgência miccional e infecções urinárias).

O aparecimento destes sintomas está relacionado com a queda na produção do hormônio estrogênio. Essa diminuição é causada pela suspensão definitiva do ciclo menstrual nas mulheres.

Os sintomas da Síndrome Geniturinária da Menopausa podem aparecer de forma associada ou não, além disso, também são considerados crônicos e de evolução progressiva.

Tratamento

O tratamento para a Síndrome Geniturinária da Menopausa pode ser focado em seus sintomas, trabalhando de forma que os mesmos possam ser superados gradativamente pelas pacientes que apresentam a condição.

Hidratantes vaginais e lubrificantes

Os hidratantes vaginais são a abordagem mais comum para o tratamento da área vaginal, forrando a parede da vagina e mantendo-a úmida e hidratada, o que diminui a sensação de secura, ardor e irritação na área. Já os lubrificantes diminuem o desconforto sexual, diminuindo o atrito durante a relação e também a secura.

Estrogênio

O estrogênio é o hormônio feminino que entra em queda com a chegada da menopausa, ocasionando a Síndrome Geniturinária da Menopausa, bem como outros sintomas do período. A reposição desse hormônio através de suplementação pode ajudar a combater doenças que surgem com a menopausa. A estrogenioterapia possui efeitos muito positivos no tratamento dos sintomas da SGM, principalmente em mulheres que possuem mais de 60 anos ou que já estejam na fase pós-menopausa há pelo menos 10 anos.

Conheça a AM Fórmula e PM Fórmula.

A AM Fórmula é composta por Camelia sinensis, Ginseng e Cimicifuga (também chamada de Actea ou Black Cohosh), ingredientes que atuam no combate aos sintomas da menopausa, inclusive, auxiliando na melhora da atrofia vaginal.

A PM fórmula, composta por Magnolia, Teanina e Cimicifuga, ingredientes que complementam o tratamento e auxiliam na melhora da ansiedade e insônia. Saiba mais clicando aqui