Você já percebeu que com a chegada do inverno a sua pele fica muito mais sensível e ressecada. Cada estação do ano demanda um cuidado específico com a pele, pois cada uma delas tem uma temperatura ambiente, umidade do ar e níveis de insolação diferentes. No inverno, o ressecamento da pele é um dos pontos de maior atenção; por isso, para que você saiba como manter a cútis saudável o tempo todo durante a estação, nós preparamos algumas dicas. É bastante simples, basta colocar na rotina e logo se tornará um hábito.
Atenção para a hidratação
A hidratação é extremamente importante para a saúde da pele. O primeiro passo para manter a pele hidratada começa pela ingestão correta de água. Sabemos que no inverno esse hábito se torna um pouco mais difícil, mas não podemos ignorá-lo. Continua a recomendação de, pelo menos, dois litros de água por dia, assim como no verão. A vantagem é que nos dias frios ainda podemos incluir um chá bem quentinho para ajudar a hidratar o corpo.
Outro hábito importante é manter uma alimentação saudável. Nos dias frios a nossa tendência é buscar por alimentos mais calóricos; porém, não esqueça que sua alimentação precisa estar balanceada, e sua pele agradecerá por isso. Opte por incluir em suas refeições alimentos que contenham, por exemplo, vitamina E e selênio, que são ótimos para a pele.
Hidrate a pele com frequência
Uma rotina regrada de hidratação da pele é muito importante no inverno, evitando o ressecamento e as consequências negativas que ele traz à pele (como aumento da flacidez e opacidade, por exemplo). Ainda que muitas partes do corpo não fiquem expostas diretamente ao frio, elas tendem a ressecar. Por isso, dedique diariamente alguns minutos para a hidratação da pele, usando os produtos adequados para o seu tipo de pele e para cada região do corpo.
A Proderma, por exemplo, aposta na Loção Hidratante Corporal com Vitamina C, que foi especialmente desenvolvida para ajudar na hidratação da pele ressecada. Esse hidratante neutraliza a ação dos radicais livres contribuindo, ainda, para a revitalização da camada protetora da pele. Uma dica é usar a loção diariamente após o banho para manter a pele sempre saudável.
Não esqueça dos seus lábios
Os lábios também costumam sofrer os impactos do clima mais frio do inverno. A primeira hidratação que mencionamos (a ingestão de água) ajuda muito na saúde labial. Porém, muitas vezes, o frio extremo ou o vento podem realmente afetá-los, causando o ressecamento, que por sua vez facilitará o aparecimento de rugas labiais e a ocorrência de pequenas infecções locais. Por isso, tenha sempre junto de você um hidratante labial e use sempre que achar necessário, não espere seus lábios ressecarem.
Seu rosto precisa de cuidados especiais
Certamente você já mantém alguns cuidados especiais com a pele do seu rosto. No inverno, isso deve ser mantido e intensificado, afinal o rosto é uma das partes do corpo que mais ficam expostas às agressões externas, como a insolação, o frio intenso e o vento e, até mesmo as peles mais oleosas sentem os efeitos. Por isso, a hidratação facial é fundamental.
Se possível, escolha hidratantes com um benefício “extra”, como aqueles com ativos antioxidantes e/ou protetores solares (o protetor solar não deve ser deixado de lado em dias de frio ou nublados) ou que auxiliem na redução de linhas de expressão, por exemplo.
A Proderma oferece diversas opções de hidratantes que podem te ajudar nesse inverno. Mantenha esses hábitos simples e cuide de você e da sua pele!