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Não ter uma boa noite de sono pode trazer sérias consequências, como a perda de atenção, falta de foco, dores de cabeça além de, em casos mais extremos, enjoos e mal-estar. De três brasileiros, pelo menos um sofre de insônia – distúrbio que é caracterizado pela dificuldade em pegar no sono ou se manter dormindo.

Mas afinal, o que causa a insônia?
A Insônia normalmente é causada por fatores psicofisiológicos como:
● ansiedade;
● preocupação;
● estresse;
● expectativas;
● entre outros.

Outro fator que também pode causar insônia são dores física ou problemas de saúde como dificuldade de respirar, por exemplo.

Como tratar?

Existem muitas formas de tratar desse mal que assombra muitos brasileiros, como medicamentos, tratamentos psicológicos, entre outros. Porém, o primeiro passo para melhorar a qualidade do sono é começando com a higiene do sono, tirando tudo aquilo que pode atrapalhar ou interferir em uma boa noite.

Montamos um passo a passo para que você possa identificar os problemas e resolvê-los em busca de um bom sono.

ADOTE HORÁRIOS REGULARES PARA IR DORMIR

Procure sempre ir dormir no mesmo horário e levantar no mesmo horário, habituando seu corpo para que aquele seja sempre o momento em que seu cérebro precisa se desvincular das preocupações e desligar.

EVITE DORMIR DURANTE O DIA

Tudo bem, sabemos que quando a noite é péssima, a vontade de tirar um cochilo é imensa, mas é preciso evitar isso para que o corpo não crie uma rotina errada de sono. Caso você durma durante a tarde, a noite seu corpo estará descansado e ficará ainda mais difícil pegar no sono.

FAÇA ATIVIDADES FÍSICAS DE MANHÃ OU À TARDE

Exercícios físicos só trazem benefícios para nosso corpo e mente. Procure praticar uma atividade física no período da manhã ou tarde, para que a agitação da atividade não interfira no seu sono. Isso deixará seu corpo mais relaxado e o sono virá com mais facilidade.

EVITE CAFEÍNA

Bebidas com cafeína como café, refrigerantes, chás, entre outros podem interferir diretamente na qualidade do seu sono. Procure evitar alimentos com alta concentração de energia, como chocolate e muito açúcar durante a noite também.

COMA ALIMENTOS LEVES NO JANTAR

Sim, o que você come e bebe durante a noite interfere diretamente no seu sono. É preciso tomar muito cuidado, para que tudo que é consumido não tenha cafeína, ou seja energético de alguma forma. Comer muito e alimentos pesados dificulta pegar no sono e ainda pode causar pesadelos.

EVITE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Recomenda-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas até 6 horas antes de dormir, pois o primeiro efeito do álcool é ser sedativo e depois se transformar em euforia, algo que não queremos na hora de dormir.

NÃO LUTE COM A INSÔNIA

Ir deitar sem sono não ajuda em nada para que você consiga ter uma boa noite. Muito pelo contrário, por você não conseguir dormir seu corpo começará a ficar agitado e ansioso. Faça alguma atividade relaxante, com a luz baixa até você sentir que o sono está chegando. A leitura, por exemplo, costuma ajudar bastante. Nesse momento, procure deitar-se com calma e relaxar seus pensamentos.

CRIE UM BOM LUGAR PARA O SONO

Tire despertador, celular, wi-fi, televisão e qualquer coisa que tenha luz e que possa interferir na qualidade do seu sono. Aparelhos eletrônicos devem ficar sempre fora do quarto, para que você resista a vontade de olhar algo na internet ou então perder horas assistindo filmes e séries.

Essas dicas irão ajudar quem tem insônia leve, ou seja, que apesar de ter certa dificuldade, ainda consegue dormir uma noite ou outra. Caso você tenha muitos problemas com o sono e não consiga dormir de forma alguma, procure ajuda de um médico, para que ele possa prescrever o tratamento ideal para seu tipo de distúrbio.