fbpx
3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

A fibromialgia é uma síndrome que ataca as articulações e causa múltiplas dores musculares e nos tendões por todo o corpo e associa, ainda, outras manifestações como cansaço, depressão e ansiedade, além de alterações intestinais. Estima-se que a doença afete cerca de 5% da população mundial e, aproximadamente, 3% dos brasileiros. Além disso, pesquisas apontam que 90% dos casos diagnosticados são em mulheres com idade entre 25 e 50 anos.

Para a conscientização e combate à doença o mês de fevereiro foi escolhido. Além dessa doença, o Lúpus e o Alzheimer também estão englobados na campanha. A intenção é que o “Fevereiro Roxo” sensibilize, informe e desmistifique a população sobre o assunto. Por isso a importância de falar sobre a fibromialgia e suas formas de tratamento.

A fibromialgia não tem cura, mas por meio de terapias farmacológicas, atividade física e terapia cognitivo-comportamental ela pode ser controlada. Entre as medicações prescritas para tratamento estão alguns compostos como antidepressivos, moduladores dos canais de cálcio, relaxantes musculares e analgésicos. 

No entanto, muitos pacientes não apresentam respostas satisfatórias ou, ainda, demonstram efeitos colaterais associados à medicação. Por isso, há um interesse crescente em terapias alternativas ou complementares no tratamento da fibromialgia, como o tratamento fitoterápico. São alguns os medicamentos que podem auxiliar, como o Bowdichia major Mart. (Tintura de Sucupira), a Boswellia Composta e o Mitidol.

O Mitidol, por exemplo, é uma alternativa 100% natural para as dores e inflamações relacionadas às dores articulares, causadas pela fibromialgia, com efeito “AINE-like”, ou seja, é um anti-inflamatório não esteroidal; e ainda inibe COX-2 (citocinas pró-inflamatórias). 

Já a Bowdichia major Mart, também conhecida como Sucupira, tem presente os alcalóides, taninos, flavonoides, triterpenos e esteróides, entre outros princípios ativos. Os componentes químicos da Tintura de Sucupira têm diversos benefícios, como no processo de inibição da inflamação, por isso auxilia em tratamentos de artrite, artrose, reumatismo e alívio de dores nas costas, joelhos e nas articulações – como acontece em casos de fibromialgia.

E o outro medicamento fitoterápico que auxilia na doença é a Boswelia Composta, que inibe a 5-lipoxigenase, enzima envolvida diretamente na síntese de mediadores inflamatórios. Por meio da inibição dessa enzima, também se bloqueia a produção dos leucotrienos, controlando a inflamação e melhorando seus sintomas.

Comece o seu tratamento pedindo para a Proderma a manipulação do Mitidol ou solicitando a Boswellia Composta e o Sucupira.