A preocupação com a imunidade é uma constante, uma vez que se compreende que ela só pode ser obtida através de um equilíbrio satisfatório entre os diversos fatores que a influenciam.
Diariamente o ser humano é exposto a inúmeras bactérias, vírus e outros microrganismos. Cabe ao nosso sistema imunológico, portanto, combater de forma efetiva todos esses patógenos, evitando que o sistema adoeça.
Neste artigo vamos te contar um pouco mais sobre o que é o sistema imunológico e como você pode fortalecê-lo de forma natural.
Sistema imunológico
O sistema imunológico é constituído por uma intrincada rede de órgãos, células e moléculas, e tem por finalidade manter o equilíbro do organismo, combatendo as agressões em geral. A imunidade inata atua em conjunto com a imunidade adaptativa e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio, sendo a primeira linha de defesa do organismo.
As formas de defesa são diversas, como barreiras físicas (pelos do nariz, cílios, etc), químicas e biológicas, componentes celulares e moléculas solúveis. A primeira defesa do organismo a sofrer um dano ou invasão (como um corte ou a inalação de um vírus) envolve diversas etapas intimamente integradas e constituídas pelos diferentes componentes desse sistema.
Como identificar se o seu sistema imunológico está debilitado?
Identificar se sua imunidade está baixa não é tarefa difícil. Para as pessoas que estão constantemente doentes, com gripes, infecções ou outros tipos de enfermidades, isso é um sinal claro de que a sua imunidade está baixa.
Há outras formas de se identificar, são elas: demora na cicatrização de feridas e de normalização de hematomas, gengivas retraídas, presença constante e elevada de estomatites (aftas), cansaço contínuo, contração de gripes e resfriados com frequência, desordens gastrointestinais, e muito mais.
E como fortalecer o sistema imunológico?
1) Alimentação balanceada
A alimentação é uma das principais fontes de vitaminas e minerais que auxiliam na manutenção do sistema imunológico, além de ser um pilar importante no bem-estar do ser humano como um todo.
Invista em uma alimentação rica em leguminosas, frutas e vegetais. Com isso, você terá grandes chances de ter uma imunidade já dentro dos padrões adequados. Além disso, alguns alimentos possuem ações auxiliadoras do sistema imunológico, como:
– Alho: fonte de alicina;
– Frutas cítricas: laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, entre outras: ricas em vitamina C;
– Pimenta e cenoura: ricas em betacaroteno, Vitamina A;
– Feijão, grão de bico, carnes, sementes, cereais integrais: ricos em zinco.
2) Hidratação
Fonte primordial para a existência da vida, a água é um composto importantíssimo para a eliminação dos excessos de resíduos do corpo e que auxilia na manutenção do sistema imunológico. A quantidade média de ingestão de água, para evitar a desidratação, de acordo com o Ministério da Saúde é de no mínimo dois litros de água por dia. Mas isso vai depender do peso, tamanho, ambiente e clima em que cada pessoa vive.
3) Prática de exercícios físicos
A prática regular de exercícios físicos é positiva para a saúde; entretanto, a quantidade e a intensidade precisam ser considerados para que os programas prescritos obtenham os melhores resultados.
De maneira geral, o exercício de intensidade moderada promove proteção contra infecções causadas por microrganismos intracelulares, pois orienta a resposta imune para o predomínio de células Th1.
Por outro lado, atividades de alta intensidade causam aumento nas concentrações de citocinas anti-inflamatórias (padrão Th2) para diminuir o dano muscular causado pela inflamação, embora possa resultar em declínio da imunidade.
4) Controle do stress
A fisiologia das consequências negativas do stress para a nossa imunidade é bem conhecida: quando nos estressamos, nosso organismo produz cortisol, um hormônio deletério para a nossa imunidade.
Além de produzir efeitos catabólicos, o cortisol ainda tem efeito anti-inflamatório, pois reduz a síntese de lipocortina inibindo a produção de interleucina-2 (IL-2), diminuindo assim a produção de linfócitos T, histaminas e serotonina. Como consequência, há supressão da resposta imune.
Portanto, controle seu stress da maneira que for possível e que preferir: praticando yoga, fazendo terapia, exercitando-se, trabalhando menos…a única regra é o seu bem-estar!
5) Suplementação
Eventualmente, nosso organismo necessita de ajuda na tarefa de desempenhar seu papel de defesa, por diversos motivos.
Por isso, a Proderma conta com uma gama variada de suplementos voltados para o incremento da imunidade que você pode escolher. Veja alguns abaixo:
Composto de Acerola + Própolis + Alho + Zinco
Esse imunoestimulante é completo e perfeito para auxiliar a sua imunidade. Com um mix de própolis, acerola, alho e zinco, unifica as melhores propriedades de cada um desses compostos, realizando ação imunoestimulante, antioxidante e anti-inflamatória.
Ashwaganda composta
Ashwagandha ou Ginseng Indiano é uma erva utilizada na medicina Ayurvédica (sistema tradicional de medicina na Índia). É considerada uma planta adaptógena, uma vez que aprimora a capacidade de adaptação a situações de estresse. Além disso, seus ativos apresentam propriedades neuroprotetoras.
A Ashwaghanda composta corresponde a um suplemento vitamínico-mineral acrescentado por oligoelementos e extrato de Ginseng Indiano.
Benefícios: energizante, otimiza a atividade cerebral, melhora o sistema imunológico, antirradicais livres e Anti-inflamatória.
A Proderma conta, também, com diversas opções de vitaminas e minerais, como:
– Vitamina C
– Vitamina D3 em diversas concentrações
– Vitamina E
– Vitamina A
– Vitamina K2
– Zinco Quelato
– Ômega-3
– Echinacea composta
Gostou do conteúdo? Não deixe de cuidar da sua saúde e da sua imunidade, elas são as principais formas de cuidar do bem-estar do corpo, da mente e do coração.
E para mais imunoestimulantes naturais, conheça nosso site e nossos produtos.