É muito provável que você já tenha feito uso da própolis em algum momento da sua vida. Mais provável ainda, que tenha sido para o auxiliar no tratamento de um episódio de dor de garganta. Mas será que você conhece todos os benefícios da própolis para a sua saúde?
De onde vem a própolis e quais suas principais propriedades?
A Própolis é um produto elaborado pelas abelhas a partir de substâncias resinosas coletadas em brotos, flores, folhas e cascas de plantas. A estas substâncias, as abelhas adicionam secreções salivares, cera e pólen para a elaboração do produto final.
A função dela é, principalmente, proteger as plantas contra fungos e bactérias. Com essa informação já temos uma pista das principais propriedades desse composto, que são cientificamente comprovadas. Ou seja, a própolis é antimicrobiana, antifúngica, antiprotozoária, antioxidante, antiviral e anti-inflamatória. Portanto, por meio do uso do extrato de própolis é possível fortalecer o sistema imunológico e até auxiliar na cicatrização da pele. Veja a seguir algumas aplicações.
- Combate inflamações
A própolis contém um flavonoide chamado galangina; essa substância impede a formação de enzimas que causam sintomas de dor e inflamação. Além disso, os flavonoides, juntamente com alguns tipos de ácidos, também trabalham com uma ação antibacteriana, ajudando a evitar infecções. Por isso, ela é indicada para casos de dor de garganta, tosse, gastrite e problemas na gengiva.
- Protege os dentes
Por falar em saúde bucal, além de combater episódios de inflamação na gengiva, a própolis também pode ajudar a controlar cáries, justamente pelas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
- Fortalece a imunidade
Nos últimos anos, diversos estudos têm demonstrado a atividade da própolis no sistema imunológico (ativando macrófagos, aumentando a resposta do organismo contra células tumorais, estimulando anticorpos, etc).
- Controla a acne
Por causa da ação antibacteriana, sabonetes que contenham própolis podem ajudar a controlar a acne.
- Controla alergias
Por conter substâncias que inibem a liberação de histamina (responsáveis pelas crises alérgicas), o própolis pode reduzir a frequência de alergias, assim como a sua intensidade.
6) Antioxidante
A atividade antioxidante (exercida principalmente pelos flavonoides) merece especial interesse, pois a própolis poderia ser aplicada topicamente com sucesso para prevenir e tratar a pele danificada.
Como usar a própolis
Pode ser usada diariamente, mas o interessante é que um médico ou profissional indique qual a quantidade e por quanto tempo a própolis deve ser ingerida.
A própolis pode ser encontrada na forma de spray, em gotas ou em cápsulas. Ele só é contraindicado para pessoas alérgicas a abelhas ou a algum componente da própolis. Grávidas e lactantes devem obter autorização do médico para a utilização. Além disso, as versões que contenham álcool não devem ser usadas por crianças ou alcoolistas.
Está interessado em colocar a própolis na sua rotina de cuidados com a saúde? A Proderma tem várias opções que podem te ajudar. Clique aqui e escolha.