Você já parou para pensar se a sua postura corporal, no momento de tomar algum remédio, pode influenciar no tempo em que o fármaco começará a agir no organismo? Pois um novo estudo da Johns Hopkins University e da Johns Hopkins School of Medicine, nos Estados Unidos, publicado em junho deste ano, na revista Physics of Fluids, relata que a postura corporal pode sim influenciar em como o estômago absorve comprimidos.
Os cientistas chegaram a essa conclusão por meio de um modelo baseado na morfologia e anatomia do estômago humano. Por meio do invento, batizado de “StomachSim”, eles puderam investigar de que maneira a postura corporal interfere nos movimentos do órgão e como isso, consequentemente, influencia na absorção dos fármacos.
O que se sabe é que a maioria dos medicamentos começam a fazer efeito depois que o estômago libera o conteúdo para o intestino. Portanto, quanto mais perto a pílula cair da porção final do estômago, mais perto ela estará do início do seu funcionamento, pois é quando começará a se dissolver e a liberar o conteúdo por meio do piloro (orifício de comunicação estômago-intestino) para o duodeno (parte inicial do intestino delgado, local onde se inicia a absorção do remédio).
Outro fato é que as contrações estomacais geram força e pressão no momento em que se ingere uma pílula; isso acaba determinando uma trajetória mais complexa do medicamento, além de uma dissolução e esvaziamento não-uniforme dentro do duodeno. Por isso, entender de que maneira o medicamento poderia chegar mais fácil ao seu destino foi de suma importância para os pesquisadores.
E qual é a melhor postura para ingerir um comprimido?
Com o apoio do StomachSim os cientistas testaram quatro posturas: paciente ereto (sentado ou em pé); deitado com uma inclinação de aproximadamente 45 graus sobre o lado direito e esquerdo do corpo; e deitado inclinado, ainda no ângulo de 45 graus, sobre as costas.
Os resultados apontaram que a melhor posição para se tomar um medicamento é deitado inclinado sobre o lado direito do corpo, afinal, nessa postura, as pílulas são enviadas diretamente para a parte mais profunda do estômago, local ideal para que se inicie sua absorção mais rapidamente. O estudo aponta, inclusive, que nessa posição, o fármaco é absorvido de duas a três vezes mais rápido que na posição sentada ou em pé. O pior cenário é tomar algum medicamento deitado sobre o lado esquerdo do corpo.
Com relação ao tempo de absorção, contatou-se que, durante os estudos, que uma pílula levou 23 minutos para se dissolver quando o paciente estava deitado sobre o lado direito, enquanto quando colocado sobre o lado esquerdo, levou um tempo acima de 100 minutos para a dissolução.
Durante o estudo, os pesquisadores também investigaram os casos em que os pacientes têm o estômago comprometido por gastroparesia e Síndrome de Parkinson e como os medicamentos interagem nesses casos. Os resultados demonstraram que os efeitos da gastroparesia são semelhantes aos causados pelas mudanças de postura corporal – o que destaca a importância da postura na administração de remédios.
É nesse sentido que, entender a anatomia do estômago baseado na postura pode colaborar no manejo de medicamentos, por exemplo, para idosos ou aqueles que estão doentes de forma crítica e acamados. Entender a melhor via de administração também pode ser muito importante durante emergências e que se deseja que o fármaco surta efeito mais rapidamente.