3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

      Colágeno

      Tiramos todas as suas dúvidas sobre o assunto nesse super post!

      O organismo humano passa por diversas fases: a infância, a puberdade, a maturidade e o envelhecimento. O envelhecimento é marcado por várias mudanças já a partir da segunda década de vida. No início, essas mudanças são pouco perceptíveis, porém ao final da terceira década apresenta alterações funcionais e/ou estruturais importantes.

      O termo “colágeno” deriva das palavras gregas Kolla (cola) e Genno (produção). Trata-se uma proteína natural e abundante em nosso organismo, sendo responsável por dar estrutura, firmeza e elasticidade à pele, estando presente em diversas outras partes do nosso corpo. É ela que mantém nossas células firmes e unidas, mantendo a integridade dos músculos, ligamentos, tendões, articulações, ossos, cabelo, unhas e cartilagens, sendo considerada a proteína funcional mais importante.

      Além disso, algumas doenças estão relacionadas a essa proteína. Tais enfermidades são denominadas coletivamente de colagenoses e correspondem a doenças com características auto-imunes que acometem vários órgãos, incluindo o pulmão. Podem incluir artrite reumatóide, esclerose sistêmica progressiva, lúpus eritematoso sistêmico, dermatopolimiosite, doença mista do tecido conjuntivo e síndrome de Sjögren, hérnia inguinal direta e indireta e algumas formas raras de distrofia muscular.

      Sua ação também é importantíssima nos processos de cicatrização e/ou regeneração de cortes ou cirurgias, além de participar do processo de hidratação e de envelhecimento do nosso organismo. Em resumo, ela garante que o corpo funcione bem por dentro e fique bonito por fora.

      Com uma procura crescente por esse tipo de suplementação, o colágeno tem sido incorporado em diversas fontes, desde balas e bombons de diferentes formatos, até águas aromatizadas, barras de cereais, cápsulas, shakes e sucos.

      Diversos estudos científicos e testes clínicos já comprovaram sua eficácia e seus benefícios não se restringem apenas à manutenção da beleza da pele. Hoje já é possível encontrar no mercado soluções específicas para cada tipo de necessidade, o que contribui fortemente para a popularização do consumo dessa proteína ao redor do mundo.

      Quando devo começar a suplementar?

      A partir dos 25 anos de idade a produção de colágeno começa a diminuir em nosso corpo, e com isso os sinais do envelhecimento começam a aparecer. Pesquisas mostram que, a partir dos 30 anos, mesmo com uma alimentação balanceada, sofremos uma perda anual de 1% dessa proteína em nosso organismo, sendo indicada a suplementação com colágeno a partir desse ponto.

      Dos 50 anos em diante, a queda é bem mais drástica. A produção de colágeno cai para apenas 35%, em média, e os primeiros sintomas percebidos (tanto pelos homens quanto pelas mulheres) estão relacionados à redução da elasticidade e hidratação da pele, além da redução da mobilidade do corpo de uma forma geral. Por isso, muitos nutricionistas, nutrólogos e dermatologistas consideram a suplementação com o colágeno hidrolisado importante a partir dos 30 anos e essencial após os 50.

      O que devo saber antes de começar a suplementação?

      O colágeno é uma proteína animal, obtida através do couro, ossos e cartilagens de bovinos, suínos, frangos e peixes, não havendo soluções vegetais para esse ingrediente. Por ser considerado um alimento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pode ser comprado sem prescrição médica.

      Para melhores resultados na suplementação com o colágeno, a vitamina C (ácido ascórbico) também deve estar presente em nossa dieta diária, seja através da ingestão de frutas (como laranja, kiwi, acerola) ou pela forma medicamentosa. A vitamina C exerce papel fundamental no crescimento e reparação do tecido conjuntivo, estando diretamente ligada à síntese de colágeno e glicosaminoglicanas, fundamentais para manter o tônus e a firmeza da derme. Além disso, devemos atentar à ingestão adequada de proteínas que fornecerão os aminoácidos (“pedaços” de proteínas) que constituem o colágeno.

      Com diversas fontes e apresentações de colágeno no mercado, éimprescindível estar atento àquela utilizada em sua suplementação. Certifique-se de que sua farmácia disponha de um colágeno de qualidade e procedência idônea, e opte sempre pelos colágenos que tenham sua absorção facilitada pelo organismo.

      Qual a dose correta?

      Depende do seu objetivo. Assim como a ciência, a indústria também evoluiu, desenvolvendo soluções específicas para cada tipo de necessidade, todas com respaldo clínico e científico, garantindo aos consumidores a qualidade e os benefícios das fórmulas produzidas. Algo a se considerar, por exemplo, é saber que partedo corpo se quer suplementar, pois cada tipo de colágeno tem maior afinidade com um tipo de tecido (ossos, articulações, pele, etc).

       

      Benefícios na beleza e saúde da pele

      Com o passar dos anos, o metabolismo torna-se mais lento e a síntese de aminoácidos (que vão formar proteínas como o colágeno) já não acontece com a mesma rapidez ou na concentração necessária para manter o vigor do corpo. Sem aminoácidos suficientes, o organismo “prioriza” onde eles são mais necessários, e algumas regiões (como a pele) passam a ter importância secundária.

      Como consequência, nossa pele fica mais fragilizada e sensível à perda de umidade, ressecando e ficando mais fina. O resultado é um tecidoque perde sua firmeza e elasticidade, causando o aparecimento das rugas, ptose palpebral (queda da pálpebra sobre os olhos) e flacidez, evidenciando a necessidade de suplementação colagenogênica.

      O conhecimento sobre como estimular a síntese e os meios para repor o colágeno que se torna insuficiente com a idade apresenta um grande potencial. Sabe-se que a população mundial está em processo de envelhecimento, e, por ser um fenômeno inevitável, é natural que se busque ferramentas para retardar e/ou atenuar seus efeitos. Assim, revigora-se a autoestima e, consequentemente, a saúde.

      Para desacelerar esse processo, a Proderma disponibiliza formulações de colágenos na forma hidrolisada especialmente desenvolvidos para a manutenção da beleza da pele, retardando os sinais do envelhecimento, suavizando a formação de rugas e contribuindo para o aumento da elasticidade e da firmeza da pele.        

      Fórmulas recomendadas:

      • Peptídeos Bioativos de Colágeno (VERISOL®) – 2,5g/diaou conforme orientação de profissional habilitado
      • Colágeno Hidrolisado em Pó (Gelita®) – 10g/dia ou conforme orientação de profissional habilitado

      verisol

      Benefícios no sistema articular

      As articulações são classificadas como uniões funcionais entre os diferentes ossos do esqueleto. Compostas primariamente de colágeno tipo II, têm como função proteger essas junções contra os impactos e atritos decorrentes dos movimentos, que comprometem a saúde dos ossos e articulações.

      A osteoartrose é a doença articular mais frequente, sendo uma das principais causas de dores musculoesqueléticas. Esta patologia ocorre em função da interação entre diversos fatores, como predisposiçãogenéticae a idade, concomitantemente a eventosque gerem lesões, sobrecarga (exercícios e obesidade) e instabilidade.

      Esta doença é caracterizada pelo desequilíbrio entre síntese e degradação do colágeno, levando ao desgaste da cartilagem articular e consequente perda de massa óssea(devido ao atrito), que por sua vez dá início a um processo inflamatório, promovendo edema, dor e rigidez.

      O colágeno não desnaturado (ou seja, não hidrolisado) tipo II é constituído por múltiplas cadeias polipeptídicas ligadas umas às outras de modo a formar uma estrutura tridimensional. Isso faz da proteína uma substância resistente, que não é facilmente degradada. O colágeno não desnaturado não é absorvido no organismo, desempenhando papel importante nos processos inflamatórios e imunológicos que resultam principalmente na redução da dor articular.

      Esta forma exclusiva de colágeno envia mensagens às articulações do organismo para limpar quaisquer tecidos articulares desgastados. Isso permite que um novo tecido articular (a cartilagem) seja criado, melhorando, assim, a movimentação e o conforto da articulação.

      Fórmulas recomendadas:

      • Colágeno não desnaturado UC-II® – 40mg/dia ou conforme orientação de profissional habilitado
      • Colágeno não desnaturado B2CooL® – 40mg/dia ou conforme orientação de profissional habilitado

      Combate à osteoporose

      A osteoporose é uma doença crônica e assintomática caracterizada por baixa massa óssea e deterioração da microarquitetura esquelética, aumentando o risco de fraturas e comorbidades associadas mais prevalentes em idosos.

      Devido a uma população cada vez mais envelhecida, a osteoporose tornou-se um importante problema de saúde, exigindo uma gestão multifatorial da doença. Como em grande parte das patologias, a prevenção é a nossa arma mais fácil e barata.

      Proteínas como o colágeno são importantes para o osso, fornecendo blocos de construção e exercendo uma função reguladora específica. É por isso que a ingestão adequada de proteínas desempenha um papel considerável no desenvolvimento e na manutenção dos ossos.

      Um número crescente de evidências demonstra que o colágeno hidrolisado possui propriedades bioativas benéficas para o tecido ósseo, incluindo a estimulação de células formadoras de osso, melhoria da capacidade de absorção de cálcio, ação anti-inflamatória e antioxidante.

      Essas propriedades tornam o colágeno hidrolisado um candidato a uma suposta intervenção dietética na prevenção da osteoporose.

      Fórmulas recomendadas:

      • Peptídeos Bioativos de Colágeno (VERISOL®) – 2,5g/dia ou conforme orientação de profissional habilitado
      • Colágeno Hidrolisado em Pó (Gelita®) – 10g/dia ou conforme orientação de profissional habilitado

       A importância do colágeno na menopausa

      Na vida da mulher, durante a transição menopausal (pré-menopausa até a perimenopausa) e menopausa ocorre uma significante flutuação hormonal, na qual níveis de estrogênio decrescentes afetam significativamente suas propriedades fisiológicas, consequentemente, contribuindo para uma série de condições patológicas, incluindo a obesidade.

      A menopausa é frequentemente associada com o aumento da gordura visceral, aquela percebida ao redor da cintura e abdômen, e que envolve os órgãos, tecidos e músculos locais. Muito além da preocupação estética, esta gordura causa hipertensão e agravamento do perfil lipídico, o que pode levar à síndrome metabólica e à incidência de doenças cardiovasculares.

      Já foi constatado que o consumo de alimentos proteicos melhora a saciedade. Entre as proteínas dietéticas, o colágeno hidrolisado foi clinicamente apontado como um efetivo supressor do apetite, ajudando no controle do peso.

      Chiang TI et al. (2016) testaram a hipótese de que a suplementação com colágeno pode aliviar a obesidade induzida pela menopausa. A suplementação com colágeno hidrolisado inibiu o ganho de peso menopáusico e também reduziu a tendência de aumento do tamanho de adipócitos (células de gordura).

      Fórmulas recomendadas:

      • Peptídeos Bioativos de Colágeno (VERISOL®) – 2,5g/dia ou conforme orientação de profissional habilitado
      • Colágeno Hidrolisado em Pó (Gelita®) – 10g/dia ou conforme orientação de profissional habilitado

      Referências:

      Audrey Daneault, JannePrawitt, Véronique Fabien Soulé, VéroniqueCoxam&YohannWittrant (2015) Biological effect of hydrolyzed collagen on bone metabolism, Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 57:9, 1922-1937, DOI: 10.1080/10408398.2015.1038377.

      Chiang TI, et al. Amelioration of estrogen deficiency-induced obesity by collagen Hydrolysate. Int J MedSci, 2016. DOI:10.7150/ijms.16706.

      FERREIRA DA SILVA, Tatiane; BARRETTO PENNA, Ana Lúcia. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Rev. Inst. Adolfo Lutz (Impr.), São Paulo, v. 71, n. 3, 2012. Disponível em <http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S007398552012000300014&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 28 mar. 2018.

      GONÇALVES, Gleidiana Rodrigues et al. Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano. Revista Eletrônica de Biologia (REB). ISSN 1983-7682, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 190-206, ago. 2015. ISSN 1983-7682. Disponível em:<https://revistas.pucsp.br/index.php/reb/article/view/18568>. Acesso em: 28 mar. 2018.

      JOURNAL OF MEDICINAL FOOD, J Med Food 00 (0) 2015, 1–9, DOI: 10.1089/jmf.2015.0022, Dietary Supplementation with Specific Collagen Peptides Has a Body Mass Index-Dependent Beneficial Effect on Cellulite Morphology, Michael Schunck, 1 Vivian Zague, 2 Steffen Oesser, 1 EhrhardtProksch, 3

      Porfírio E, Fanaro GB (2016) Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 19: 153-164.

      Fórmulas com qualidade comprovada pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (SINAMM).

      Contate agora mesmo a nossa Equipe Farmacêutica!

      (19) 3447-7000

       farmaceuticoresponde@farmaciaproderma.com.br

       contato@farmaciaproderma.com.br

      Importante

      O texto acima foi elaborado com base em estudos científicos, porém salientamos que o conteúdo é apenas de caráter informativo. Antes de adquirir e fazer uso do produto é importante consultar um profissional habilitado (seu médico ou nutricionista) ou os farmacêuticos Proderma. Envie um email ou entre em contato com as nossas lojas pelos telefones (19) 3447-7000 e 3421-2112.

      Proderma

      Desde 1982 criando produtos de qualidade com foco no cliente e rigoroso controle de processos.

      PRODERMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO LTDA

      Curta nossa página

      Atendimento

      Segunda a Sexta-feira:
      das 8:00 as 18:00

      Sábado:
      das 8:00 as 12:00

      Contato

      contato@farmaciaproderma.com.br

       (19) 3447-7000 (Telefone - Matriz Centro)
       (19) 99811-7176 (Whatsapp - Matriz Centro)

       (19) 3421-2112 (Telefone - Filial Vila Rezende)
       (19) 99811-3752 (Whatsapp - Filial Vila Rezende)

      Localização

      Loja 1 (Matriz): Rua Prudente de Moraes, 917 – Centro – Piracicaba SP / CEP 13400-315

      Responsável Técnico: Helena de Fátima Baptistella De Nápoli – CRF SP 8438

      Autorização ANVISA: AFE nº 25351.201321/2002-41 – AE nº 25001.013346/85

      Certidão de Regularidade: CRF/SP nº 8438. Licença VISA Piracicaba nº 0938/2002

      CEVS nº 353870901-477-000085-1-6 AFE Autoriz/MS nº 0.09951.3 AE Autoriz/MS nº 1.34608.8

      Alvará de Licença MAPA nº 1415 2009

      CNPJ 50.764.604/0001-82

      Loja 2 (Filial): Avenida Rui Barbosa, 519 – Vila Rezende – Piracicaba SP / CEP 13405-217

      Responsável Técnico João Roberto Baptistella – CRF SP 1.13147-3

      Autorização ANVISA: AFE nº 25351.202644/2002-51 – AE nº 0.09951.3

      Certidão de Regularidade: CRF/SP nº 13147. Licença VISA Piracicaba nº 939/2002

      CEVS nº 353870901-477-000085-1-6 AFE Autoriz/MS nº 0.09951.3 AE Autoriz/MS nº 1.12772.6

      CNPJ 50.764.604/0002-63

      Compartilhe

      Envie essa matéria para os seus amigos!