fbpx
3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

O mês de Novembro é marcado por ser o mês da conscientização do câncer de próstata. Cerca de 65.000 homens foram diagnosticados com a doença, apenas em 2020, sendo uma das doenças com mais incidências. Mas afinal, o que é o câncer de próstata e como identificá-lo? 

O QUE É CÂNCER DE PRÓSTATA? 

O câncer de próstata é um tumor que atinge homens maduros e que assim que localizado, as chances de cura são consideráveis. Quando ele é identificado em estágio avançado, o risco de sobrevida do paciente é bem menor, por isso a importância de se realizar exames preventivos.  

Esse câncer ocorre na próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra. Quanto mais avançado for o tumor, mais mutações irão ocorrer, deixando-o mais agressivo. As células se multiplicam mais velozmente do que as células normais da próstata, o que faz com que as célula neoplásicas tenham a capacidade de invadir tecidos, se disseminando para outros órgãos. 

QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCO? 

Os antecedentes familiares assumem grande importância nesse caso, pois um paciente cujo pai ou tio tiveram câncer de próstata, tem o dobro de risco para desenvolver a doença, comparado com a população geral. 

Homens que têm irmãos com a doença possuem mais risco ainda e quando o paciente tem menos de 65 anos e mais de um parente afetado pela doença, o risco pode aumentar de 6 a 11 vezes. 

Outros fatores de risco são a má alimentação, sedentarismo e obesidade. Além disso, os níveis de estrogênio, etnia e região onde vive também podem influenciar para a doença. Atualmente, tem se valorizado o valor do PSA para se dizer as chances de câncer de próstata no futuro para o paciente. Os pacientes que possuem um PSA menor que 1ng/ml tem menos de 5% de chances de apresentarem câncer de próstata dentro de 10 anos. 

SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

Na fase inicial da doença, a maioria dos pacientes não apresenta sintomas significativos, porém, eles podem apresentar alguns relacionados a outras doenças comuns como hiperplasia prostática benigna, que tem sintomas miccionais leves a moderados de dificuldade para urinar. As anormalidade podem ser sentidas através do toque com um nódulo endurecido na próstata. 

Já na doença avançada, podem ocorrer sintomas mais intensos obstrutivos miccionais, o que causa o crescimento do local onde o tumor está localizado. Em alguns casos, os sintomas são decorrentes da doença se espalhando pelo organismo, causando obstrução nos rins pela invasão dos ureteres. 

PREVENÇÃO

Os médicos recomendam o exame de toque retal e dosagem de PSA a todos os homens que tem mais de 50 anos. Para os que têm histórico familiar de câncer antes dos 60 anos, os especialistas recomendam que exames comecem a ser realizados a partir dos 40 anos. Vale sempre lembrar que apenas um médico pode te orientar quanto aos riscos e benefícios da realização desses exames. 

Manter um alimentação saudável, não fumar e ser fisicamente ativo ajuda para a melhoria da sua saúde no geral e pode ajudar na prevenção do câncer. Visite um médico regularmente e sempre mantenha seus exames em dia.