fbpx
3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

O Câncer de Pele se tornou um problema global e de saúde pública. Ele é, de acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o câncer que mais acomete brasileiros, correspondendo a 27% de todos os cânceres do país. As suas causas são diversas, mas a principal se dá pela alta exposição ao sol, sem o uso de filtro solar.

É importante ressaltar que o Brasil é um país muito ensolarado, sendo uma das causas para os números do câncer de pele serem tão altos, por isso o uso de proteção solar é necessário ao longo de todo o ano.

Principais sintomas

Existem dois tipos de câncer de pele: o melanoma e o não melanoma, cada um com sintomas distintos. No câncer de pele não melanoma, predominam manchas na pele que coçam, descamam, sangram ou ardem, e feridas que não cicatrizam. Neste tipo de câncer, esses sintomas acontecem nas partes mais expostas ao sol, como rosto, braço, pescoço e orelhas. De acordo com o INCA, esse tipo de câncer é responsável por 177 mil novos casos da doença por ano.

Câncer de pele melanoma: é o tipo mais grave da doença, podendo levar o paciente à morte. Ele pode aparecer em qualquer parte do corpo em forma de manchas, sinais ou pintas. Quando ele aparece dessa forma, costuma ter formato assimétrico, bordas irregulares e mais de uma cor.

Como prevenir?

Os efeitos dos raios ultravioleta na pele são cumulativos, então a prevenção deve acontecer desde a infância, até o fim da vida. O principal cuidado é passar protetor solar, com fator de no mínimo 30, diariamente ou sempre que for se expor à luz solar. O protetor deve ser reforçado a cada duas horas.

Usar filtro solar próprio para lábios também é necessário. Evitar os horários de pico do sol, entre 9h às 16h, horários em que o sol está mais intenso.

Diagnóstico

O mais indicado é visitar um dermatologista com regularidade, principalmente para quem possui mais de 40 anos de idade. Em casos em que são encontradas manchas, pintas ou qualquer alteração na pele, o INCA aconselha ao paciente para se dirigir a uma Unidade de Pronto Atendimento mais próxima (UPA), sendo o responsável pelo diagnóstico o Médico Dermatologista.

Caso não seja possível ir até a UPA, é importante se dirigir ao seu médico dermatologista de preferência o quanto antes para que ele possa indicar o melhor tratamento.

A prevenção é sempre a melhor opção!

Para auxiliar nos cuidados da pele contra os efeitos nocivos dos raios solares, a Proderma conta com uma linha completa de produtos pensados especificamente para cada situação:

  • Loção Cremosa 20 Proteção diária: ideal para ser carregado na bolsa ou na nécessaire, garante a proteção da pele durante o ano todo.
  • Sabonete facial com Calêndula: com o uso constante de protetor solar, é normal que a pele produza mais oleosidade, causando o surgimento de acnes e espinhas. Este sabonete tira a oleosidade e acalma a pele do rosto, deixando uma real sensação de limpeza.
  • Loção Adstringente para Controle da Oleosidade: Após a limpeza com o Sabonete facial de Calêndula, esta Loção é um degrau acima na sua rotina de skin care de verão! 
  • Loção 30 Proteção Oil Free: Proteção solar com FPS 30 sem textura pegajosa: excelente para um dia de sol na praia com conforto.
  • Gel Creme com Babosa: Com ação reepitelizante e cicatrizante, é um excelente pós-sol, que desintoxica e acalma a pele, aliviando a irritação causada pela radiação solar.
  • Efeito Mate 60 com Vitamina C Toque seco: produto três-em-um, com efeito mate (uniformiza e corrige imperfeições na pele), protege (FPS 60) e exerce ação antioxidante (pela Vitamina C), importantíssima para combater os efeitos dos raios solares na pele, evitando o envelhecimento precoce.

Entre em contato com a equipe Proderma e curta seu verão da melhor maneira possível: protegido(a)!