As infecções virais sempre foram uma preocupação para a saúde humana, no entanto, a flexibilização pós-pandemia gerou uma propagação de diferentes infecções virais do trato respiratório e uma explosão de casos em crianças e adultos, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Por isso, desde então, destaca-se a necessidade de uma compreensão mais profunda acerca das infecções virais e também de novas fontes alternativas de tratamento para enfrentar esse, que é um dos desafios pós pandemia.
As medidas drásticas necessárias durante o período de lockdown afetaram profundamente a imunidade dos indivíduos e quadros virais ficaram mais frequentes, mais fortes e também fora da sazonalidade comum. Doenças como influenza, VSR (vírus sincicial respiratório) e o adenovírus voltam a atingir as pessoas com mais frequência.
Tratamentos que reforcem a imunidade
Os tratamentos convencionais para infecções virais geralmente se concentram na prevenção ou controle dos sintomas, como antivirais, vacinas e imunomoduladores, como é o caso do VIROFF®, um fitoativo exclusivo padronizado em ácido isoclorogênico A (2,5%), forsythoside A (0,8%), flavonoides (6%) e taninos (4%).
Esse imunoregulador é derivado de três espécies vegetais (Flos Lonicerae japonicae, Forsythiae Fructus e Euphorbia hirta) e o seu principal objetivo é auxiliar na prevenção e no combate às infecções virais.
Por meio de sua ação, as espécies vegetais que compõem VIROFF® – que são utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa e Ayurvédica – auxiliam no combate às infecções do trato respiratório frequentemente causadas por diversos vírus, atuando tanto na redução dos sintomas como também no fortalecimento do sistema imune.
Por apresentar diversas outras propriedades biológicas, VIROFF® também é capaz de regular o estresse oxidativo e a resposta inflamatória exacerbada (“tempestade de citocinas”) observada em quadros infecciosos causados por vírus da influenza e outras infecções virais respiratórias.
A sua ação é comprovada por diversos estudos científicos, como as observações feitas no componente Lonicera japonica, testado em ratos imunossuprimidos com ciclofosfamida por Zhou et al. (2018) e, os resultados mostraram aumento significativo na proliferação de linfócitos, na capacidade fagocitante dos macrófagos e na atividade das células natural killer (NK).
Um outro estudo realizado por Zheng e colaboradores (2019) demonstrou que o forsythiaside A obtido da espécie Forsythia Fructus pode reduzir a resposta inflamatória causada pela cepa FM1 do vírus influenza A nos pulmões por meio de estímulos na via de sinalização do receptor de ácido retinóico nas células imunológicas do pulmão dos camundongos. Ramesh e Padmavathi (2010) comprovaram o potente efeito imunoregulador da espécie Euphorbia hirta por meio de ensaios in vitro e in vivo.
É importante ressaltar que VIROFF® não deve ser utilizado em crianças (menores de 4 anos), gestantes e lactantes.
Se você também quer reforçar a sua imunidade, entre em contato com a Proderma e peça o seu VIROFF®.