fbpx
3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

A Síndrome mão-pé-boca atinge com frequência crianças em uma faixa etária de até 5 anos. É altamente contagiosa e é comum que ocorram surtos da doença por conta disso. Saiba mais sobre a síndrome mão-pé-boca e saiba como tratá-la. 

O que é Síndrome mão-pé-boca? 

A síndrome mão-pé-boca é uma virose, causada pelo vírus Coxsackie. É caracterizada pelo surgimento de bolhas (pequenas vesículas) nas palmas das mãos, pés e em torno da boca. É muito comum atingir crianças pequenas, com idades até 5 anos. Por ser altamente contagiosa, costuma se espalhar rapidamente em creches e escolas. Pode também aparecer em crianças mais velhas e em adultos. 

Como é transmitida? 

A transmissão ocorre através do contato com as secreções contaminadas, ou seja, pode ser transmitida através do contato com a saliva, secreção nasal, fluidos das lesões na pele, gotículas respiratórias e fezes. 

Quais são os sintomas? 

A doença tem um período de incubação, que dura em torno de 5 à 6 dias. Após esse período, surgem os sintomas. Os sintomas são parecidos com os de uma gripe comum: incluem febre, dor de garganta, mal estar e falta de apetite. Pode também aparecer vômitos e diarreia. 

Depois da ocorrência da febre, geralmente surgem as erupções características da doença na pele. Aparecem principalmente em torno da boca, palmas das mãos e pés. Mas podem ocorrer também em outras áreas do corpo. 

Em primeiro momento, essas erupções não têm textura. São apenas pontinhos vermelhos na pele que podem coçar. Com o progresso da doença, esses pontos podem evoluir para pequenas vesículas (bolhas) que podem estourar e liberar uma secreção contagiosa. 

Como é feito o tratamento? 

O tratamento é feito de maneira a amenizar os sintomas, como a febre, dor de garganta e a coceira. Os sintomas tendem a desaparecer em torno de 10 dias. A indicação dos medicamentos deve ser feita por um médico, que irá avaliar as condições do paciente e informar um tratamento adequado. 

Além disso, cremes hidratantes e pomadas de uso tópico podem ser aliados para o tratamento na pele, aliviando as coceiras.