Se você percebe que sua pele, geralmente, fica mais ressecada após o banho ou depois de lavar as mãos com sabonete, isso não é apenas coincidência. Afinal, os sabonetes convencionais são produzidos por meio de um processo químico que gera um produto com pH alcalino, podendo chegar a 8. Além disso, diversos deles apresentam um excesso de agentes detergentes (tensoativos), podendo chegar a até 35%.
Um pH igual a 7 é considerado neutro. Acima desse valor, considera-se alcalino (ou básico) e, abaixo desse valor, considera-se ácido. O pH da maior parte da pele do nosso corpo está entre 4,7 e 5,75 (ou seja, levemente ácido). Com isso, ao usar sabonetes com um pH muito acima desse valor (muito alcalinos), pode-se prejudicar a barreira lipídica da pele. Inclusive, é necessário ficar atento, pois até mesmo os sabonetes que se classificam como “pH neutro” ou com “pH balanceado”, costumam ter um valor de pH acima do que é considerado ideal.
Esse “excesso” de pH não somente pode provocar o ressecamento e irritação da pele, como pode ser prejudicial para peles sensíveis como as de bebês ou de pessoas que apresentem dermatites, ou ainda, para peles que estão sensibilizadas por procedimentos estéticos como lasers, peelings etc.
O uso do syndet para cuidar e proteger a pele adequadamente
Somente a utilização da água, de forma isolada, é ineficaz para uma limpeza adequada, pois não remove as substâncias oleosas da pele. Para auxiliar na remoção da sujeira acumulada durante o dia, indica-se a utilização de sabonetes. Uma alternativa aos sabonetes tradicionais é o syndet, que se tornou o queridinho para a limpeza e proteção da pele.
O termo syndet, vem das palavras sintético e detergente, sendo que o principal objetivo desse produto é ser menos agressivo e mais adequado para a pele. Para isso, o syndet tem até 10% de detergência/tensoativos (quantidade ideal) e seu pH varia entre 4,0 a 7,0, sendo muito mais adequado para a proteção da cútis.
Indicado para todos os tipos de pele, o syndet é bastante recomendado para bebês e pessoas com alergias cutâneas ou dermatite atópica, além de ser extremamente apropriado para aquelas que precisam lavar as mãos várias vezes ao dia, uma vez que não provoca o ressecamento ocasionado pelos sabonetes convencionais.
O syndet pode ser utilizado no corpo, mãos e face; proporciona e mantém a hidratação da pele; realiza uma limpeza profunda, suave e eficaz; protege a barreira lipídica da pele e pode ser utilizado diariamente sem prejudicar a microbiota de toda a região. Além disso, é compatível com produtos hidratantes, vitaminas e ativos farmacêuticos que são utilizados como auxiliares nos cuidados da pele.
Peça o seu syndet para a Proderma
A Proderma pode te ajudar nesse recomeço de cuidados com a sua pele. Peça a manipulação do seu sabonete syndet agora mesmo. Clique aqui e converse com nossos consultores.