fbpx
3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

Você já deve ter percebido que com a chegada dos dias frios do inverno, além das síndromes respiratórias, como gripe e resfriados, outro problema costuma aparecer com frequência: as cãibras, ou seja, aquelas contrações dolorosas e involuntárias dos músculos. Mas, por que é justamente no inverno que elas se intensificam? 

Isso acontece porque as baixas temperaturas tendem a provocar constrições vasculares, que é a contração dos músculos lisos das paredes dos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares). Com isso, as terminações nervosas ficam mais sensíveis e o organismo manifesta o problema por meio da contração dos músculos, que causa a dor da cãibra. 

No entanto, o frio não é a única causa desse incômodo. As contrações involuntárias do músculo também podem aparecer após realizar exercício físico intenso, por desidratação, pela falta de alguns nutrientes no organismo ou até mesmo pela ingestão de alguns medicamentos. Confira algumas dicas de como as cãibras podem ser evitadas:

Beba bastante água

No inverno, é comum esquecermos de beber água regularmente, uma vez que não sentimos tanta sede quanto no verão. Porém, a desidratação é uma das principais causas de cãibras musculares. Por isso, beba água suficiente ao longo do dia para manter seu corpo hidratado adequadamente. 

Suplemente-se com nutrientes

A falta de alguns nutrientes também pode ocasionar cãibras, como potássio, cálcio e magnésio. Inclusive, quem faz uso de diuréticos, como hipertensos, tendem a ter uma perda maior de potássio no organismo. Por isso, além de uma alimentação equilibrada, também é possível fazer o uso de suplementação para repor os nutrientes que estão em falta. A Proderma oferece formulações prontas de suplementos que contribuem na prevenção de cãibras, como o Magnésio Dimalato 400 mg, a vitamina K2 e o Puris com vitaminas do Complexo B

Faça exercícios regularmente 

A prática regular de exercícios físicos é uma ótima maneira de fortalecer os músculos e reduzir as chances de cãibras. Durante o inverno, opte por atividades indoor, como aulas de ginástica, natação em piscinas aquecidas ou exercícios aeróbicos em casa. Mantenha-se ativo e evite o sedentarismo, pois a falta de movimento pode levar ao enfraquecimento dos músculos e aumentar o risco de cãibras.

 

Vai se exercitar? Não esqueça de se alongar 

Antes de se envolver em atividades físicas ou se expor ao frio, é fundamental realizar alongamentos adequados e aquecer os músculos. Isso aumenta a circulação sanguínea, ajuda a relaxar os músculos e reduz o risco de cãibras. Por isso, dedique alguns minutos para fazer alongamentos suaves e movimentos articulares antes de sair de casa ou iniciar qualquer exercício. Lembrando que, ao terminar o seu exercício, também é importante manter o seu corpo aquecido. Nesse caso, utilize roupas secas imediatamente após o término da atividade para evitar que o suor resfrie o corpo. 

Mantenha-se aquecido

Lembra-se do que falamos a respeito do frio e das constrições vasculares? O frio intenso pode levar à constrição vascular e, consequentemente, à contração muscular e redução da circulação sanguínea, aumentando a probabilidade de cãibras. Por isso, vista-se em camadas, utilizando roupas térmicas e isolantes para manter-se aquecido. Cubra as extremidades, como mãos, pés, orelhas e nariz, pois são áreas mais propensas a sofrerem com cãibras.