O Novembro Azul é uma campanha de conscientização que visa chamar a atenção para a saúde dos homens, em especial a prevenção do câncer de próstata, que atualmente, é o segundo tipo de câncer mais letal entre os homens no Brasil.
Além disso, o movimento busca conscientizar a respeito de outros cuidados relacionados à saúde masculina, de uma forma integral.
Assim como o Outubro Rosa para a saúde da mulher, o Novembro Azul busca informar e promover a importância dos cuidados com a saúde masculina, que muitas vezes, são pouco debatidos. Portanto, o movimento tem como intuito desmistificar e conscientizar sobre doenças que podem prejudicar a saúde masculina.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é um tumor que afeta a próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra. É um dos tipos de câncer mais frequentes entre homens, sendo o segundo em número de casos, logo após o câncer de pele.
Sintomas
– Ardência ou dor ao urinar;
– Necessidade de urinar mais frequente;
– Sangue na urina ou no sêmen;
– Sensação de que a bexiga não se esvazia totalmente;
– Disfunção erétil;
– Dores na pelve, testículos ou coxas, além de dor na parte inferior das costas.
Fatores de risco
Idade
A idade é uma das causas que mais influenciam o câncer de próstata. Homens com mais de 60 anos apresentam maiores possibilidades de desenvolvimento da doença. Como a doença se desenvolve de forma lenta, a maioria dos tumores só podem ser detectados quando o paciente já tem mais de 60 anos.
Histórico familiar
Uma das principais causas do câncer de próstata está ligada aos casos da doença na família. Estudos identificaram que a doença possui alguns fatores genéticos hereditários, que aumentam os riscos, caso haja casos na família.
Sedentarismo e obesidade
A falta de exercícios é um agravante para diversas doenças; inclusive, tem ação direta no agravamento do câncer de próstata. O excesso de peso também pode influenciar no surgimento da doença e também complicar o tratamento.
Tabagismo
O tabagismo também pode ser uma das causas do câncer de próstata, assim como no caso de outras doenças crônicas. Além disso, diminui as possibilidades da recuperação da doença.
Diagnóstico
O diagnóstico do câncer de próstata pode ser feito através de 3 formas:
Exame de toque retal
O exame de toque retal possibilita avaliar o tamanho, o formato e a textura da próstata, avaliando possíveis alterações.
Exame de PSA
O exame PSA consiste em um exame de sangue, que analisa a quantidade de uma proteína específica, produzida pela próstata: o Antígeno Prostático Específico. Caso apresente níveis alterados, é possível que o médico solicite exames de imagem.
Exame de imagem
Com uma ressonância magnética multiparamétrica da próstata é possível detectar o tumor, localizando e fornecendo suas características, além de ajudar na orientação para a biópsia e tratamento.
Como prevenir
– Faça os exames regularmente, e realize um check-up preventivo todos os anos;
– Faça o controle de doenças pré-existentes, como diabetes e pressão alta;
– Pratique exercícios físicos e se alimente de forma equilibrada;
– Evite cigarro e o abuso de álcool.
Outras doenças que atingem os homens
Câncer de testículo
O câncer de testículo é raro, mas ainda assim, gera preocupação, principalmente por atingir com maior incidência, homens na fase reprodutiva (entre 15 e 50 anos). Quando tratado na fase inicial, existem grandes chances de cura. A recomendação é realizar um autoexame todos os meses, verificando a presença de nódulos nos testículos, além de realizar consultas regulares a um urologista.
Câncer de pênis
O surgimento do câncer de pênis está relacionado, principalmente, a dois fatores: a má higiene e também a fimose. A fase inicial da doença se apresenta através de pequenas lesões no órgão, que quando ignoradas, podem evoluir para estágios mais avançados.
Doenças cardiovasculares
As doenças cardiovasculares são mais incidentes em homens, sendo causadoras de muitas mortes anualmente. A prevenção é feita através de uma adoção de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, a prática de exercícios regulares e acompanhamento médico.
ISTs
As Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo o vírus do HIV, podem ser evitadas principalmente através do uso de preservativos, É importante também realizar exames preventivos e caso os resultados apontem a presença de alguma alteração, o acompanhamento médico é fundamental.
Cuidados também com a saúde mental
A saúde mental ainda é um tabu, principalmente quando se trata da saúde mental masculina. Homens também sofrem com depressão, ansiedade, estresse e outros transtornos que prejudicam o bem-estar emocional. Portanto, é necessário que busquem ajuda profissional e tratamentos efetivos para restabelecer seu equilíbrio mental.
O Novembro Azul é uma oportunidade para os homens se conscientizarem sobre a importância de cuidar da sua saúde e agirem de forma proativa na prevenção de doenças. É fundamental lembrar que a prevenção e a detecção precoce são cruciais para manter uma vida saudável e ativa.