Em uma vida em sociedade cada vez mais agitada, o corpo e a mente carecem de mais cuidados. Diante dos vários afazeres e responsabilidades do dia a dia, a atividade cerebral está ganhando mais atenção, com ações específicas para apresentar melhorias, que se estendem por diversos fatores.
Dessa maneira, os suplementos para potencializar a performance do cérebro podem ser indicados tanto para quem apresenta questões clínicas, como para pessoas que apenas desejam melhorar o raciocínio, a concentração, a memória, o foco a e energia.
Eles agem no organismo de modo a equilibrar e estimular os neurotransmissores e podem ser encontrados em alimentos e fórmulas. Abaixo, listamos alguns nootrópticos para que você possa dar aquela boa turbinada no cérebro. Confira:
- Ômega 3
Os ácidos graxos EPA (Ácido Graxo Eicosapentaenoico) e DHA (Ácido Graxo Docosahexaenoico) presentes no ômega 3 melhoram de modo significativo a comunicação entre os neurônios e, em consequência, as funções cognitivas do cérebro. É possível encontrar o ômega 3 em fórmulas e em alimentos, como peixes, vegetais verdes escuros, oleaginosas, entre outros.
- Creatina
Além da conhecida ação benéfica ao desempenho esportivo, a creatina também apresenta inúmeras vantagens às atividades cerebrais, fortalecendo a memória, a concentração e o raciocínio, por exemplo. Além das fórmulas, a creatina está presente em grande quantidade nas carnes
- Cafeína
Cientificamente comprovada, a cafeína é um nootróptico natural que estimula as atividades cerebrais, criando mais velocidade de pensamento e concentração, contribuindo assim para as diversas ações do dia a dia que necessitam deste estado. Pode ser consumida de diferentes formas, inclusive em cápsulas e em suplementos.
- Magnésio
Outro nootróptico que pode aprimorar o funcionamento do cérebro e ainda ajudar na manutenção da saúde mental é o mineral magnésio, que atua na produção de serotonina, que auxilia no controle dos sintomas da ansiedade. Alguns alimentos são ricos em magnésio, como feijão preto, folhas verdes, nozes, sementes e grãos integrais. Mas também é possível consumi-lo em suplementos manipulados.
- Vitaminas do Complexo B
O consumo e a manutenção de níveis adequados das vitaminas do complexo B, em especial a B6, B8, B9 e B12, são formas de cuidar da saúde mental e ainda prevenir doenças como demência e Alzheimer. Sendo assim, por atuar no sistema nervoso, as vitaminas também podem ser consumidas para a melhora do desempenho cerebral, considerando que beneficiam a memória e a concentração. Além dos suplementos, tais vitaminas estão presentes em alimentos verdes escuros, derivados do leite, abacate e oleaginosas.
- Teanina
Com grande capacidade de prevenir possíveis disfunções cerebrais, a teanina estimula os neurotransmissores e contribui para a qualidade de vida e para o desempenho cognitivo. Além de ser encontrada no chá verde, existem também os suplementos, que podem estar combinados com outras substâncias nootrópticas.
Manter o cérebro turbinado é uma forma de aproveitar melhor o que o corpo e a mente são capazes de fazer e não perder a produtividade. Mantenha um acompanhamento especializado e conte com a Proderma para produzir os seus suplementos de forma segura e eficaz.