fbpx
3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

O estresse é uma resposta fisiológica e natural do organismo, que quando acentuado e recorrente, pode se tornar um incômodo crônico e  nocivo. O hormônio cortisol está diretamente relacionado ao estresse, sendo inclusive chamado de “hormônio do estresse”. Entenda melhor essa relação a seguir e como melhorar os sintomas do estresse. 

O que é cortisol?  

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que é liberado na corrente sanguínea quando o organismo passa por algumas situações de tensão, sendo uma resposta natural do corpo. Em grandes quantidades, ele pode se tornar prejudicial para a saúde. 

O cortisol, em quantidades reguladas, é importante para auxiliar no controle da pressão arterial, diminuir os níveis de açúcar no sangue e regular o humor. Auxilia também no fortalecimento da imunidade  ; melhora a resistência à dor e auxilia no fortalecimento da musculatura do coração. 

Cortisol em níveis elevados 

Em níveis elevados, o cortisol pode desencadear uma série de problemas de saúde, entre eles, o agravamento de crises de estresse, ansiedade e depressão, problemas de concentração e memória, insônia, problemas digestivos e aumento da pressão arterial. Além disso, o cortisol em excesso pode gerar no organismo a vontade exagerada por consumir doces. 

Como regular os níveis de cortisol? 

Para regular as taxas de cortisol no organismo, pode ser necessário o uso de medicamentos indicados por um médico, que irá avaliar o caso do paciente e orientar o melhor tratamento. É possível também, regular os níveis de maneira natural, com a prática regular de exercícios físicos, a adoção de uma dieta equilibrada e a suplementação com vitamina C.

Além disso, é possível regular os níveis do hormônio tratando o estresse de maneira mais direta, com atividades e terapias que trabalham com a ansiedade e os sentimentos de nervosismo.