A dor, embora indesejável e muitas vezes intolerável, faz parte da condição humana e está presente em nosso dia a dia. Ela pode variar de leve a intensa, sendo muitas vezes um alerta do nosso corpo para alguns problemas de saúde. No entanto, existem condições crônicas que elevam os níveis de dor a um patamar que afeta significativamente a qualidade de vida de algumas pessoas. Entre essas condições, destacam-se o reumatismo e, consequentemente, a osteoporose e a artrite reumatoide A seguir vamos explicar um pouco mais sobre cada uma delas.
Reumatismo: abrange várias doenças
O termo “reumatismo” é, muitas vezes, confundido, como se ele fosse uma única doença. Na verdade, o reumatismo abrange cerca de 200 doenças que afetam as articulações, os músculos, os tendões, os ligamentos e o esqueleto. As mais conhecidas dessas doenças são a artrose e artrite reumatoide.
Portanto, a dor associada ao reumatismo pode variar de aguda a crônica, a depender da doença e do estágio em que se encontra. Inclusive, as dores são os principais sintomas do reumatismo, quando duram mais de seis semanas, há vermelhidão e inchaço no local, dificuldade de movimentação, entre outros.
Osteoporose: ossos fragilizados
A osteoporose, é uma doença que afeta a densidade e a resistência dos ossos. Ela é mais comum em mulheres na fase pós-menopausa, mas pode afetar qualquer faixa etária, ficando cada vez mais intensa com o passar da idade.
Nessa condição, os ossos se tornam frágeis e suscetíveis a fraturas mesmo com traumas leves. A principal causa da osteoporose é a redução nos níveis do hormônio estrogênio, mas alguns fatores como falta de Vitamina D, de cálcio, sedentarismo e artrite também podem desencadear a doença. A dor associada à osteoporose geralmente é crônica, portanto, pode ser constante e, muitas vezes, debilitante, tornando até mesmo as atividades diárias mais simples um desafio.
Artrite Reumatoide: afeta as articulações
A artrite reumatoide é uma doença autoimune que afeta as articulações, principalmente as mãos, os punhos, os joelhos e os pés – levando a uma inflamação crônica e destruição das mesmas. Essa condição pode causar dor intensa, inchaço e rigidez nas articulações, bem como fadiga e mal-estar geral. A artrite reumatoide pode afetar qualquer idade, embora seja mais comum em adultos. Os principais sintomas são as dores (moderadas a forte), inchaço, calor e vermelhidão na região; além disso podem acontecer deformidades e dificuldades de movimentação.
Principais tratamentos para dores associadas ao reumatismo
O diagnóstico precoce de doenças reumáticas desempenha um papel crucial, uma vez que permite iniciar cedo um tratamento, aumentando as chances de reduzir o progresso da doença e aliviar a dor. Além de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos prescritos por médicos, muitas pessoas também buscam alívio por meio de tratamentos complementares.
No campo dos fitoterápicos, alguns medicamentos têm demonstrado propriedades anti-inflamatórias naturais, que proporcionam alívio adicional às dores associadas às doenças do reumatismo. Como é o caso do Chronic, um extrato oleoso da Bixa orellana L. (Urucum), rico em geranilgeraniol e tocotrienóis, que se destaca pela ação anti-inflamatória, antioxidante e por atuar na modulação hormonal e na síntese de colesterol, o que beneficia exclusivamente os músculos, articulações e ossos.
Associado ao tratamento de dores, os principais benefícios do Chronic são:
- Cuida dos ossos, articulações e músculos;
- Imunomodulador;
- Diminui os efeitos negativos das estatinas;
- Mantém a produção de colágeno dos tipos I e III;
- Reduz processo inflamatório;
- Aumenta a biodisponibilidade da Coenzima Q10;
- Aumenta a deposição da matriz óssea;
- Reduz a incidência de destruição da cartilagem;
- Previne e trata da artrite reumatoide;
- Diminui a fraqueza (astenia) e fadiga muscular;
- Possui ação antioxidante, que neutraliza os radicais livres;
- Aumenta a mobilidade;
- Melhora a função cognitiva.
Outra maneira de atuar no tratamento é por meio da suplementação de colágeno do Tipo II, responsável pela mobilidade, resistência à tração e flexibilidade. O Proknee 40® auxilia na prevenção e tratamento de distúrbios articulares, com o composto bioativo de colágeno Tipo II não desnaturado (nativo), obtido da cartilagem do esterno do frango. Seus principais benefícios são:
- Auxilia na manutenção de articulações saudáveis;
- Promove maior mobilidade e flexibilidade às articulações;
- Modula a resposta imune que degrada o colágeno Tipo II natural das articulações;
- Reduz o processo inflamatório;
- Alivia a dor e melhora a qualidade de vida do paciente.
Ambos os medicamentos podem ser encontrados na Proderma. E lembre-se que é sempre importante buscar o auxílio médico adequado e seguir as orientações profissionais para gerenciar as suas dores crônicas.