fbpx
3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

O sono é uma parte essencial do desenvolvimento saudável de uma criança, pois ajuda a melhorar a memória, a aprendizagem e o bem-estar físico e mental. No entanto, muitas crianças têm problemas para dormir, o que pode afetar negativamente sua saúde e bem-estar. 

Por exemplo, é possível que você esteja vivenciando um período em que a criança está tendo dificuldades para pegar no sono, tendo pesadelo ou, ainda que dormindo, esteja bastante agitada. Esses problemas são conhecidos como distúrbios do sono infantil e eles estão descritos no Manual Diagnóstico e Estatísticos de Transtornos Mentais (DSM-5). 

O guia, que tem uma sessão exclusiva sobre os problemas de sono em diferentes faixas etárias, pontua quatro transtornos do sono infantil, são eles: transtorno de insônia, narcolepsia, transtorno do pesadelo e os transtornos de despertar do sono não REM. Para você entender o que é cada deles, vamos discorrer brevemente:

Transtorno de insônia: é a dificuldade de adormecer ao deitar na cama, passando horas acordado, ou ainda, para voltar a dormir, em caso de acordar no meio da noite. Esse distúrbio afeta o dia a dia da criança que fica sonolenta e sem energia. 

Narcolepsia: também caracterizado por sentir o sono durante o dia; o sono noturno nunca é reparador. No entanto, os ataques de sono diurnos são muito intensos, o que faz com que, às vezes, a criança acabe dormindo onde estiver. 

Transtorno do pesadelo: muitas vezes confundido com terror noturno, o transtorno do pesadelo acontece na fase do sono REM, ou seja, na principal fase do sono (reparadora). Há fases em que esses pesadelos se tornam extremamente frequentes e repetitivos. As crianças começam a ter pesadelos a partir da segunda infância (dos 3 aos 6 anos).

Transtornos de despertar do sono não REM: são dois tipos de episódios que acontecem no sono não reparador, o sonambulismo e o terror noturno. O primeiro, a criança pode manifestar diversos comportamentos, como levantar da cama, brincar, conversar, porém ainda dormindo. Já o segundo, caracteriza-se por um despertar abrupto e em desespero.  

Como tratar os distúrbios do sono de forma natural 

Para ajudar a tratar os distúrbios do sono em crianças, os pais devem consultar um médico ou um especialista em sono. O tratamento depende da causa do distúrbio do sono e pode incluir terapia comportamental, mudanças no ambiente de sono, medicação ou uma combinação dessas abordagens.

No entanto, os pais podem ajudar a prevenir distúrbios do sono em crianças por meio de opções fitoterápicas, ou seja, medicamentos obtidos de matérias-primas ativas vegetais. Os remédios fitoterápicos são reconhecidos pela eficácia e segurança e são validados por pesquisas, ensaios clínicos e aprovados pelo Ministério da Saúde. 

Os três principais fitoterápicos para as crianças dormirem são a valeriana, a passiflora e a laranja amarga. Essas matérias-primas podem ser apresentadas tanto em formato industrializado como manipuladas. A valeriana, por exemplo, é conhecida por diminuir a latência do sono e a ajudar pacientes insones; a passiflora, também conhecida como maracujá, auxilia em casos leves de ansiedade e insônia, contribuindo para reduzir a agitação; e a laranja amarga também é outra planta indicada para insônia infantil.

A Proderma é comprometida com a qualidade em todos os seus processos, por isso não deixe de nos consultar para saber mais sobre nossas formulações, as doses para o seu filho e fazer o seu orçamento.