O momento de transição do período reprodutivo feminino para o não reprodutivo é considerado desafiador para muitas mulheres. Isso porque durante o climatério (período que engloba todas as fases da menopausa), ocorrem diversas alterações na fisiologia feminina e, com isso, surgem alguns sintomas desagradáveis que podem impactar algumas mulheres.
É sabido que a mulher já nasce com um número pré-determinado de óvulos. Quando se inicia a puberdade, eles são maturados e começam a ser eliminados por meio da menstruação (ou viram embrião caso sejam fecundados). No entanto, justamente por conta desse número já delimitado, em certo momento (por volta dos 50 anos de idade) a mulher chega na menopausa – que representa a suspensão definitiva da menstruação.
Mas, durante todo esse processo do climatério, algumas mulheres relatam algumas situações comuns, como ondas de calor e sudorese noturna, mudanças no ciclo menstrual, mudanças de humor, dores de cabeça, alterações no sono, assim como ressecamento vaginal e redução da libido. Isso acontece devido à variação nos níveis de hormônios que são produzidos nos ovários, e os sintomas são mais intensos em algumas mulheres que em outras.
Estudo relata que Ashwagandha pode amenizar os incômodos da menopausa
São conhecidos alguns métodos que ajudam a amenizar os incômodos durante esse período, como medicamentos e, em alguns casos, reposição hormonal. Entretanto, a novidade é que, em um estudo publicado em 2021, no Journal of Obstetrics and Gynecology Research, relatou-se que a ingestão de Ashwagandha produziu efeitos positivos para minimizar os sintomas do climatério.
A Ashwagandha (Withania somnifera) é uma planta também conhecida como ginseng indiano, e é utilizada há milênios como medicamento no oriente. Suas principais propriedades estão relacionadas ao reforço da imunidade, ação neuroprotetora, queimaduras e picadas de inseto. Porém, estudos recentes já sugerem novos benefícios, como o controle da ansiedade e dos sintomas do climatério.
Compre Ashwaghanda composta em nosso e-commerce: https://farmaciaproderma.com.br/produtos/2084/ASHWAGHANDA_COMPOSTA_30CAPS
No estudo mencionado acima, foram selecionadas 91 participantes. Durante oito semanas, 46 delas receberam 300mg de extrato de raiz de Ashwagandha duas vezes ao dia, enquanto o restante recebeu placebo pelo mesmo período.
Para acompanhar a evolução, essas mulheres responderam um relatório de sintomas diário, onde colocaram a gravidade das suas ondas de calor e também pontuaram outros sintomas, com base em um questionário de classificação de sintomas da menopausa.
Em quatro semanas de estudo, o grupo que recebeu a Ashwagandha já havia relatado uma importante melhora nos sintomas, principalmente nas ondas de calor. E o resultado no fim do estudo demonstrou que essas mesmas mulheres que receberam o extrato da raiz da planta tiveram uma redução nos escores gerais da classificação da menopausa – mais que o dobro do outro grupo que recebeu apenas o placebo. As reduções nesses níveis se deram nas esferas psicológica; somática (como as ondas de calor, problemas com o sono, dores articulares ou musculares e também desconforto cardíaco); e também dos sintomas geniturinários (relacionados à secura vaginal, desconforto sexuais e problemas na bexiga).
A Proderma se dedica intensamente para oferecer produtos e serviços inovadores de maneira individualizada e exclusiva, prezando pela saúde, segurança e bem-estar de nossos clientes. Por isso, está sempre atenta às pesquisas e novidades do mercado.
Compre Ashwaghanda composta em nosso e-commerce.