fbpx
3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

Cada vez mais brasileiros têm sofrido com transtornos psiquiátricos, como ansiedade e depressão. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, pesquisas mostram que o Brasil é o país mais ansioso e depressivo de toda a América Latina, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Enquanto a ansiedade é caracterizada por sintomas de preocupação e nervosismo exagerado, a depressão é conhecida por uma tristeza permanente, pessimismo, falta de ânimo e energia. São duas condições da saúde mental graves, que podem se desenvolver juntas ou separadamente, e afetar diferentes aspectos da vida de uma pessoa, seja questões sociais, profissionais, familiares, entre outras.

Assim como o aparecimento de depressão e ansiedade aumentam em todas as localidades e faixas etárias, os estudos com formas de controle e combate também crescem. Como exemplo, podemos citar uma revisão sistemática realizada a partir de 18 estudos observacionais, que mostram a associação da ingestão de fibras prebióticas com a redução dos sintomas da ansiedade e depressão. Mas você sabe o que são elas e o porquê são tão benéficas?

O que são fibras prebióticas

Elas são um tipo de fibras solúveis capazes de equilibrar o funcionamento do intestino, pois são fermentadas pelas bactérias da flora intestinal, acarretando no aumento das bactérias boas e na redução das más. Desta maneira, elas evitam os episódios de constipação, baixa imunidade, diarreia, entre outros problemas intestinais.

Ao atuar para o equilíbrio do funcionamento intestinal, o consumo regular de fibras prebióticas podem colaborar de muitas formas para a boa saúde, tais como controle das taxas de colesterol e glicose no sangue, por exemplo. Podemos encontrar as fibras prebióticas em diferentes tipos de alimentos, como alho, cebola, aveia, cacau, chicória, tomate, banana, maçã, entre outros.

Que as fibras com propriedades prebióticas são benéficas ao intestino já é de conhecimento geral. Agora, sabia que o consumo ideal delas pode ser uma das boas alternativas para cuidar de questões psicológicas?

Qual a relação das fibras prebióticas com a saúde mental?

Saúde do intestino e saúde mental estão diretamente interligadas, devido ao importante eixo microbiota-intestino-cérebro. Isso porque a serotonina, um dos hormônios da felicidade, é regulada pelos neurônios intestinais. Por esta razão, há uma forma de comunicação do funcionamento do intestino com as células que produzem a serotonina no sistema nervoso, atuando na regulação do humor, do apetite, do sono, entre outros.

Sendo assim, a falta de fibras prebióticas acarreta no funcionamento desregulado do intestino e, em consequência, no aparecimento de sintomas de depressão e ansiedade.   

Manter hábitos saudáveis são essenciais para a saúde como um todo, principalmente quando falamos da alimentação. Uma dieta equilibrada pode oferecer fibras prebióticas para o organismo. Porém, em alguns casos a suplementação será necessária. Converse com o seu médico ou profissional de saúde. E quando precisar manipular o seu suplemento, conte com a Proderma.