fbpx
3447-7000 / 3421-2112 contato@farmaciaproderma.com.br

Caracterizada pela presença de lesões na camada superficial da pele, a ceratose é uma condição que pode comprometer a vida de uma pessoa em diferentes aspectos. Trata-se de uma alteração que deixa a pele bastante ressecada e áspera, interferindo na vida social, emocional e no bem-estar de maneira geral.

Com aparência que se assemelha a pequenas escamas, espinhas ou verrugas, com tom marrom ou vermelho, essas alterações podem acarretar outras complicações para a saúde, como o desenvolvimento de câncer de pele, por exemplo. Daí a importância do tratamento e acompanhamento com especialistas.

Variações das ceratoses e principais terapêuticas

De maneira geral, há três tipos de ceratoses, que se diferenciam conforme a área atingida, origem, tipos de tratamento e demais particularidades. São elas: actínica, seborreica ou folicular. A actínica se caracteriza por atingir regiões mais expostas ao sol, como as mãos, antebraços, couro cabeludo e rosto. Devido à maior sensibilidade à luz solar, pessoas com a pele mais clara são as mais acometidas. Ela precisa de cuidados especiais, pois pode contribuir para o surgimento de carcinomas.

Já a seborreica é considerada benigna, tem correlação genética e é caracterizada por manchas mais escurecidas, normalmente no tórax ou no rosto. A folicular, por fim, aparece por causa de um acúmulo de queratina nos folículos pilosos, aquela parte da pele onde são produzidos os pelos. É mais comum em pessoas mais jovens e a tendência é que as alterações diminuam com o avanço da idade. Se distinguem por surgir nos braços, nádegas, pernas e bochechas, com coloração vermelha e esbranquiçada.

O tratamento acontece de acordo com a variação da ceratose, seu tamanho e intensidade. Dentre os três tipos, vale ressaltar que, por ser causada pela exposição ao sol, o protetor solar é um ótimo aliado para combater e evitar complicações maiores da ceratose actínica. Para isso, é preciso utilizá-lo diariamente e evitar os horários nos quais a radiação é mais forte, ou seja, das 10 horas até as 15 horas.

Já para a ceratose folicular e seborreica, há inúmeros tratamentos, que devem ser prescritos e realizados por profissionais de saúde especializados. Como exemplo, podemos citar a hidratação, o uso de ácido salicílico, peeling, crioterapia, eletroterapia ou cauterização, eletrocoagulação e curetagem.  

Formas de prevenção 

Muitos fatores estão envolvidos no aparecimento e desenvolvimento das manchas na pele, ainda mais pelo fato da possível relação com outras enfermidades, tais como alergias diversas, eczemas, entre outras. 

Nesse contexto, alguns bons hábitos contribuem de forma efetiva para reduzir as alterações e melhorar o aspecto da pele. Dentre eles, não utilizar roupas apertadas, tomar banhos mornos e rápidos, não esfregar toalhas muito forte na pele e fazer esfoliação são os principais. O uso de hidratantes específicos, como de ureia e ácido salicílico e retinóico, indicados por um especialista que acompanha o paciente, também ajuda na remoção e prevenção dessas reações, melhorando, assim, a qualidade de vida.