O Câncer de Mama é considerado um problema de saúde pública, não somente no Brasil, mas ao redor do globo. De acordo com a OMS, o aumento mundial na incidência de casos de câncer de mama, é, em parte, resultado da mudança de hábitos reprodutivos, como o adiamento do primeiro parto, e alterações nos hábitos nutricionais, considerando que a obesidade pode aumentar os riscos de câncer pós-menopausa.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer do Ministério da Saúde (INCA), no Brasil, o câncer de mama possui altos níveis de incidência em mulheres, sendo a principal causa de óbitos por câncer em mulheres brasileiras. Também, de acordo com o INCA, as regiões Sul e Sudeste são as com maiores taxas de incidência do câncer.
Por isso, se prevenir e identificar essa enfermidade precocemente é tão importante. E o autoexame é uma das formas mais indicadas para diagnóstico em conjunto com acompanhamento ginecológico. Nesse artigo te explicamos o passo a passo para realizar o autoexame.
Diagnóstico precoce e o autoexame
O diagnóstico precoce do câncer de mama, auxilia no tratamento e na redução do estágio do câncer quando ele se apresenta. Diminuindo as chances de um tratamento agressivo e de um possível falecimento da paciente. A sua origem nem sempre tem uma causa específica, diversos fatores podem estar relacionados ao aumento de chances para desenvolver a doença.
Algumas características levantadas pelo INCA são:
- Idade
- Fatores endócrinos;
- História reprodutiva;
- Fatores comportamentais/ambientais: fumo, alcoolismo,
- Fatores genéticos/hereditários.
Realizar o autoexame regularmente, é recomendado para todas as mulheres que possuem mais de 20 anos. Ele deve ser feito regularmente e acompanhado de uma visita ginecológica de no mínimo, uma vez a cada ano.
Por isso, é importante estar atento a certos sinais do corpo.
Sintomas e características importantes para prestar atenção antes e durante o autoexame:
- Entenda se há casos de câncer na família: isso pode mostrar uma pré-disposição para a doença.
- Nódulos mamários: os nódulos podem aparecer em qualquer momento da vida da mulher, ao perceber a existência de um, se encaminhe para um especialista o quanto antes;
- Se o nódulo mamário tiver uma consistência endurecida, que aumenta de tamanho ao longo do tempo, procure um especialista o quanto antes;
- Pele na região da mama com aparência de casca de laranja;
- Aumento progressivo do tamanho da mama com a presença de sinais de edema;
- Retração na pele da mama;
- Mudança no formato do mamilo.
Ao perceber qualquer um desses sintomas, procure seu médico.
E os sintomas para homens?
O câncer de mama não está restrito apenas para mulheres. Homens também podem desenvolver essa enfermidade. O número de casos se comparado com o número feminino, é consideravelmente menor, mas ainda assim, é importante se manter atento aos sinais:
- Protuberância ou inchaço geralmente (mas nem sempre) indolor;
- Pele ondulada ou enrugada;
- Retração do mamilo;
- Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo;
- Inchaço nos linfonodos axilares.
Como fazer o autoexame?

O autoexame é sempre feito pela própria mulher. É importante que ela conheça o próprio corpo e as suas mamas, assim pode identificar se há algo de estranho ou diferente. Realizá-lo é muito simples, você vai precisar apenas de um espelho e das suas próprias mãos.
- Ondulações ou tamanhos diferentes na mama: posicione-se de frente para o espelho e observe suas mamas. Compare-as e veja se há a presença de ondulações ou alterações no formato e tamanho;
- Identificação de possíveis nódulos: de pé, leve uma das mãos até a cabeça, e examine cada uma das mamas com a mão. Use a mão contrária ao seio e do braço levantado. Ou seja, se for examinar a mama esquerda, levante o braço esquerdo e examine com a mão direita.
- Certifique-se de examinar toda a região fazendo movimentos circulares para cima e para baixo, de um lado para o outro.
- Secreções: Ao longo do autoexame, verifique há algum tipo de secreção dos mamilos.
Previna-se
A prevenção é sempre o melhor caminho. Uma saúde equilibrada é a chave para evitar esse tipo de doença. Confira como você pode se prevenir:
- Pratique atividades físicas regularmente;
- Alimente-se de forma saudável;
- Evite fumante;
- Evitar o consumo de alcoólicos;
- Evitar o consumo de hormônios sintéticos em altas doses;
O câncer de mama é ainda um dos cânceres que mais acometem mulheres, por isso, pratique o autoexame e mantenha um hábito de check up com seu médico. O diagnóstico precoce é sempre o melhor caminho.