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      O Chá Verde é um alimento que tem sido amplamente discutido pela mídia devido as suas propriedades benéficas. Entretanto, ainda restam muitas dúvidas sobre esse fitoterápico que pode ser um grande aliado da saúde quando preparado e consumido de forma correta.

      Sendo assim, a Proderma elucida algumas questões para você saber um pouco mais sobre esse produto.

      Chá Verde, Branco ou Vermelho?

      Todos eles são obtidos da Camellia sinensis. O que os diferencia é a época da colheita e os processos pelos quais eles passam após a colheita.

      Chá Branco: são as folhas mais jovens da Camellia sinensis. Ele é colhido ainda broto e não passa por etapas que eliminam parte dos antioxidantes naturais, o que não acontece com o chá verde. Por isso ele apresenta uma quantidade menor de cafeína e concentra maior poder antioxidante e mais nutrientes do que os demais chás.

      Chá Verde: também é obtido das folhas da Camellia sinensis e sofre um processo logo após a colheita e secagem, para que sejam inativadas as enzimas que degradam as catequinas. É o mais estudado e o mais consumido.

      Exerce diversos efeitos benéficos à saúde:

      • profilaxia da obesidade;
      • promoção da perda de peso em pacientes obesos;
      • profilaxia da cárie dental;
      • profilaxia da hipercolesterolemia.

      Chá Vermelho: passa por um processo de fermentação longo, que o torna diferente do chá verde e do branco. Feito com folhas e brotos semifermentados da Camellia sinensis, obtidas em diferentes estágios de desenvolvimento, seu aroma é mais suave que o chá verde e não tem gosto marcante. Seu uso está ligado principalmente aos seus efeitos antioxidantes.

      Os chás verde, branco ou vermelho realmente aceleram o metabolismo? São realmente eficazes na perda de peso?

      Sim, pois eles apresentam efeito termogênico comprovado. Além disso, o chá verde age na inibição da atividade da lipase intestinal (pancreática), cujo efeito se traduz numa melhor absorção de triglicerídeos e colesterol, podendo acarretar um menor ganho de peso.

      Estes chás podem ser consumidos por portadores de hipertensão?

      Pela presença de cafeína no chá, é importante lembrar que as pessoas portadoras de hipertensão devem consultar seu médico antes de consumir o chá.

      O que fazer para diminuir o sabor amargo do chá verde?

      O sabor amargo e adstringente do chá é devido à presença de TANINOS. Os taninos conferem sabor amargo ao chá. Para diminuir o sabor amargo, o tempo da infusão não deve ultrapassar 3 a 4 minutos.

      Coloque ½ litro de água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas, apague o fogo. Coloque a água em uma jarra de vidro ou porcelana e acrescente 1 colher (sopa) do chá, abafe por 3 a 4 minutos (infusão), coe e beba ao longo do dia. O ideal é não acrescentar adoçantes nem açúcares.

      Outras ervas como erva-doce, camomila, hibiscus, menta, podem ser adicionadas durante a preparação para minimizar o sabor amargo.

      Estudos indicam que o consumo ideal do chá verde para garantir os benefícios das catequinas é de 4-5 xícaras ao dia (média aproximada de 500 ml ao dia), porém a medida certa para a ingestão diária dos chás deve ficar a critério médico ou nutricional.

      Os chás devem ser consumidos longe das refeições (1 hora), para não atrapalhar a absorção dos nutrientes. Além disso, pela presença da cafeína, é importante evitar o consumo desses chás à noite, para não prejudicar o sono.

      Importante

      O texto acima foi elaborado com base em estudos científicos, porém salientamos que o conteúdo é apenas de caráter informativo. Antes de adquirir e fazer uso do produto, é importante consultar um profissional habilitado (seu médico ou nutricionista) ou os farmacêuticos Proderma.

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